Cidadeverde.com

Conheça as causas da síndrome do olho seco

Imprimir

A Síndrome do Olho Seco, ou Síndrome da Disfunção Lacrimal, ocorre quando existe a falta de produção de lagrima ou quando esta está alterada em algum de seus componentes. Os olhos precisam das lágrimas para estar em constantemente hidratados, assim suas estruturas podem trabalhar de forma adequada e até mesmo impedir o atrito entre a córnea a pálpebra. Muitas vezes, porém, os olhos podem não receber hidratação suficiente, seja por alguma deficiência ou ausência da lágrima ou mesmo alguma falha do mecanismo de lubrificação dos olhos. A lágrima é essencial para lubrificação, nutrição e proteção das estruturas oculares externas, como córnea e conjuntiva. Quando alterada em quantidade ou qualidade, essas estruturas deixam de funcionar corretamente ou mesmo sofrem determinadas consequências como:

- Ardor nos olhos
- Coceira
- Irritação
- Olhos vermelhos
- Visão turva, que às vezes melhora depois de piscar
- Sensação de corpo estranho ou areia nos olhos
- Desconforto quando se lê, vê televisão ou trabalha em frente à tela do computador por muito tempo


CAUSAS:

1) Problemas na composição da lágrima
A lágrima é composta por três camadas: uma de água, outra de gordura e outra de muco, uma mistura ideal para hidratar os olhos da melhor forma possível. A camada oleosa é importante para evitar a evaporação da lágrima. Mas, se essa camada por acaso não for produzida ou for mal produzida, pode ocasionar a evaporação excessiva da lágrima, impedindo que ela lubrifique os olhos corretamente e causando olho seco, do tipo evaporativa. A camada de muco “prende” a lágrima no olho e a aquosa é basicamente a responsável pelas funções lacrimais: hidratação, proteção e nutrição. Essa alteração na composição da lágrima pode ocorrer por diversos motivos, como deficiência de vitamina A, menopausa, problemas na glândula lacrimal, entre outros.

2) Produção deficiente de lágrimas
Algumas pessoas simplesmente não produzem lágrimas o suficiente e por isso o olho não é lubrificado de uma forma correta, causando desconforto e sensação de olhos secos. 

3) Doenças associadas
O olho seco pode ser sintoma de problemas oculares blefarite, meibomite, doenças conjuntivais, uso de medicação e outras doenças, além de fatores ambientais.

4) Fatores ambientais
Excesso de exposição ao sol, poluição, ar condicionado e ventos fortes diretamente nos olhos são fatores que podem influenciar na evaporação da lágrima e com isso aumentar a incidência de olho seco. A redução de piscadas também pode causar o problema, pois como os olhos são lubrificados toda vez que piscamos e a redução dessa ação pode resultar em deficiência na lubrificação, o que torna os olhos mais secos. Isso ocorre, por exemplo, quando ficamos por horas focados em telas de computador, tabletes, celular ou televisão. O número de piscadas cai de 22 vezes para apenas cinco por minuto.

 

Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais