Cidadeverde.com

Ex-presidente da Adcesp, professora Graça Ciríaco morre em Teresina

Imprimir

 

Atualizada às 11h31

A professora Maria das Graças Silva Ciríaco faleceu, na madrugada desta sexta-feira (26) em Teresina, aos 69 anos, em decorrência de complicações cirúrgicas para tratamento de diverticulite. 

Docente da graduação de Química, na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Graça Ciríaco - como era mais conhecida - era "uma  incansável lutadora por melhorias na instituição e na educação em geral", como destaca a nota de pesar da Uespi (na íntegra abaixo). 

O velório da professora ocorre na capela do Cemitério Jardim da Ressurreição, a partir das 10h, na zona Sudeste de Teresina. O sepultamento ocorre às 17h, no mesmo cemitério.

Além de professora, Graça assumiu durante anos a presidência da Associação dos Docentes da Uespi (ADCESP), que também se manifestou em nota:

Na mensagem, a ADCESP ressaltou que "Graça Ciríaco foi um exemplo de mulher forte, determinada, guerreira, que dedicou anos da sua vida em prol de lutar por um mundo melhor, principalmente no diz respeito à educação. Prestamos nossa solidariedade à toda a família e amigos". 

 

O reitor da Uespi, professor Nouga Cardoso, lamentou a morte nas redes sociais.

Ele declarou que Graça era uma "lutadora digna por uma Educação laica, socialmente referenciada, por decência na política, retidão na ocupação de cargos e funções públicas, quem muito fará falta a Todos". Ele ressaltou ainda que guardará Graça em suas melhores lembranças. 

 

Nota de Pesar 

A Universidade Estadual do Piauí lamenta profundamente o falecimento da Profa. Msc. Maria das Graças Silva Ciríaco, que ocorreu na madrugada desta sexta (26). Graça era docente do curso de Química da UESPI e uma incansável lutadora por melhorias na instituição e na educação em geral.

O velório de Graça Ciríaco ocorre na capela do Cemitério Jardim da Ressurreição, a partir das 10h. O sepultamento ocorre às 17h, no mesmo cemitério.

A Administração Superior da UESPI  e a comunidade acadêmica se solidarizam com a família e amigos da docente e desejam forças para todos neste momento de pesar.

 

 


 

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), no qual Graça Ciríaco militou durante muitos anos, também se manifestou. Em nota, o partido declarou que "a morte causou bastante comoção na Uespi em grande parte da esquerda no Piauí, pelo símbolo de combatividade e firmeza que ela representava, e pela profissional admirada que ela era" e relembrou que ela era "uma das principais ativistas do movimento #SOSUESPI". 

A morte de Graça Ciríaco causou bastante comoção na Uespi em grande parte da esquerda no Piauí, pelo símbolo de combatividade e firmeza que ela representava, e pela profissional admirada que ela era. 

Durante muitos anos foi ativa militante do PSTU. Ex-presidente da Associação dos Docentes da UESPI (Adcesp), seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes SN), Graça era uma das principais ativistas do movimento #SOSUESPI.

Graça era uma militante incansável, uma figura marcante, pela sensibilidade e luta contra as injustiças sociais, e defensora da construção de um mundo socialista, tendo ainda lutado contra a ditadura militar em nosso país. Ela, que lutava ainda contra um câncer de mama, deixou três filhas, um filho, e netos.

Neste momento de grande dor, a militância do PSTU, com grande consternação, manifesta a máxima solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de luta de Graça Ciríaco, alunos e ex-alunos, e ao grupo em que ela atualmente militava (Pró Ruptura Socialista).

Graça Ciríaco, presente!

Teresina, 26 de maio de 2017.
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - PSTU

 

 

 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais