Cidadeverde.com

Conjunto Redenção faz 50 anos e moradores preparam festa

Imprimir

Comemorando 50 anos de existência, o conjunto Redenção, na zona Sul de Teresina, foi um dos primeiros conjuntos residenciais de Teresina. Uma grande está sendo preparada para comemorar a data. 

 A programação tem início nessa sexta(26), com uma Missa em Ação de Graças, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com abertura às 18h30 da Orquestra Sinfônica de Teresina, seguida da missa e encerrando com os parabéns e corte de bolo. No sábado, 27, pela manhã a partir das 8h, a programação segue com o oferecimento de alguns serviços como corte de cabelos, manicure e outros, no Centro Social. Ainda na noite do dia 27, a partir das 19h, o auge da comemoração acontece com a festa na Praça Sanção Santos, trazendo ao palco apresentações artísticas, shows e homenagens. 

Para encerrar as atividades de celebração dos 50 anos do conjunto Redenção, no domingo dia 28, durante toda manhã, a programação é dedicada especialmente às crianças da comunidade, com brincadeiras, distribuição de presentes e uma apresentação do Circo Zoin.

Na festa de sábado, tem início com a saudação da Banda de Música da Polícia Militar do Piauí. Na sequência serão homenageadas pessoas que primeiro residiram no bairro e pessoas que contribuíram ou contribuem com as melhorias da comunidade. Após as homenagens os shows ficam por conta de Chagas Vale, Jamile Jah, Os caras Pretas e a Banda Manoel Roriz.

História

A história do conjunto Redenção inicia 1966 quando a COHAB com recursos financeiros do BNH - Banco Nacional de Habitação, iniciou a construção de 302 casas do conjunto Monte Castelo. Após sua inauguração, este conjunto passou a ser chamado de Redenção, por causa da semelhança com a cidade fictícia de uma novela de rádio que fez muito sucesso na época, a “Novela Redenção”. 

Alguns moradores presidentes, também tentaram mudar o nome de Monte Castelo para conjunto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, porém não foi oficializado. O nome Redenção popularizou-se ao longo destes 50 anos e hoje compreende a área contida no perímetro que parte do cruzamento da av. Miguel Rosa e av. Gil Martins, segue até a Rua Palmares rumo a zona sul, continua até a avaliação Getúlio Várias (BR 343), que encontra-se com a Av. Miguel Rosa retornando a Av. Gil Martins. O Conjunto foi inaugurado em abril de l967, mas só recebeu seus primeiros moradores em maio de 1967.

“A organização dessa vasta programação reúne vários moradores/as que se intitulam “Amig@s da Redenção” e que resolveram fazer essa homenagem ao Conjunto que traz em suas memórias, toda uma história que se entrelaça com as lutas, organizações e mudanças da cidade de Teresina. A Comemoração tem um valor afetivo muito forte, pois reúne a história de vida de muitas pessoas que residiram ou ainda residem na comunidade”, explicou Sonia Terra, moradora do local.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais