Cidadeverde.com

Ocitocina: O hormônio do amor oferece vários benefícios

Imprimir

A ocitocina é um hormônio produzido na hipófise - a principal glândula do organismo - localizada no cérebro. Sua função mais conhecida é a de estimular a contração do útero na hora do parto. No entanto, a ocitocina não é exclusiva das mulheres, os homens também a fabricam. Além da sua função no parto, ela age como um neurotransmissor, regulando comportamento de interação social, sendo por isso também conhecida como o "hormônio do amor".


Benefícios da ocitocina

Os estudos evolucionários mais recentes indicam sua atividade na formação dos laços de afeto entre mães e filhos e também entre os casais e companheiros. O cérebro libera ocitocina quando existe o contato de pele entre as pessoas, e também quando existe a formação de uma relação de confiança entre elas. A ocitocina é dessa forma conhecida pela sua função de união entre as pessoas e desenvolvimento de ligações de carinho. O interesse recente na ocitocina abriu um novo horizonte para entendermos o funcionamento cerebral e as relações humanas. Estudos encontraram entre as ações cerebrais da ocitocina o efeito positivo no desenvolvimento de estados de autoconfiança e empatia. Quanto mais alto os níveis de ocitocina no sangue, maior é a sensação de bem estar e felicidade.


E há também boas notícias com relação aos possíveis usos da ocitocina no tratamento de esquizofrenia, autismo, depressão pós parto e até para ajudar na perda de peso! Há estudos em andamento sobre o uso de ocitocina nasal para o tratamento de depressão pós parto. Com relação ao peso, pesquisas recentes avaliam os possíveis efeitos da ocitocina em áreas do cérebro que controlam o apetite. Em um estudo com ratos de laboratório, injeções de ocitocina os fizeram comer menos e reduziram seu peso.


Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais