Cidadeverde.com

Secretários conhecem experiência de Medellín na prevenção à violência

Imprimir

Os secretários de Planejamento e Coordenação e Assistência e Políticas Integradas, Washington Bonfim e Samuel Silveira, visitaram, ontem (29), a comunidade de “La Sierra”, um bairro vulnerável de Medellín que está passando por transformações urbanas. Durante a imersão, eles puderam conversar com moradores do local e conhecer o sistema de transportes público da cidade.

A visita ao bairro de “La Serra” faz parte da Semana do Laboratório de Medellín, promovida pelo Banco Mundial. Além dos gestores de Teresina, o secretário de Segurança Pública do Ceará e o prefeito de Sobral e representantes de outros 20 países das Américas, de 35 cidades diferentes da região, participam do evento que discute estratégias de prevenção à violência.
 
“Nesse primeiro momento, pudemos conhecer o sistema de transporte público e percorrer uma área considerada vulnerável da cidade. Pudemos andar também de Metrocable, uma espécie de bondinho que permite que as pessoas que moram nessa comunidade tenham um transporte público mais acessível. E, conversando com as pessoas, percebemos como há uma maior tranquilidade para se deslocar e que também facilitou a vida delas já que esse sistema funciona praticamente 24 horas por dia”, relata Washington Bonfim.
 
Ele conta que a mudança no transporte público e na mobilidade dos bairros mais vulneráveis foi uma das estratégias usadas por Medellín para superar os altos índices de violência. “Conversando com as pessoas, percebemos como a vida delas mudou. Ao longo da semana, vamos vivenciar outras experiências aqui da Colômbia e conversar com gestores de outros países, e avaliar quais delas podem ser inseridas em Teresina”, comenta.
 
Na cidade colombiana, Washington Bonfim e Samuel Silveira também apresentarão as ações que vem sendo desenvolvidas pela prefeitura de Teresina. No final do ano de 2015, a administração municipal lançou a plataforma ”Teresina e-você" e, a partir de um desafio aos jovens, selecionou dez ideias que foram transformadas em projetos e desenvolvidos na área de intervenção do Programa Lagoas do Norte. A Prefeitura de Teresina vem elaborando o Vila Bairro Segurança. 


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais