Cidadeverde.com

Preso escapa 2 vezes da Casa de Custódia de Teresina fingindo ser o irmão

Imprimir

O detento Francisco das Chagas dos Santos Machado Sobrinho fugiu pela segunda vez da Casa de Custódia de Teresina, no dia 27 de abril deste ano, passando-se pelo irmão Crenildo dos Santos Machado Junior. Na primeira vez, Crenildo estava apenas visitando Francisco, mas na última fuga, os dois estavam presos e Crenildo havia sido beneficiado com um alvará de soltura. Contudo, quem deixou a prisão foi seu irmão. 

A situação já é grave, mas fica ainda pior quando se conhece o perfil do homem que está solto. Francisco - ou Frank, como é também conhecido - responde por cinco homicídios. Esta semana, o delegado da Homicídios, Danúbio Dias, foi em busca do preso para colher seu depoimento sobre um dos assassinatos e descobriu que Frank havia fugio. 

"É um prejuízo enorme para as investigações, para a apuração policial. Além disso, é um risco para a sociedade. Podemos dizer que ele é uma pessoa perigosa, completamente desprendido de qualquer valorização à vida dos outros", disse. 

O delegado destacou ainda que todos os crimes praticados por Frank, em que há provas e depoimentos que comprovam seu envolvimento nos assassinatos, tiveram motivação fútil. 

Dentre as vítimas de Francinaldo, está o pequeno Philipe Guerra, de apenas 6 anos, vítima de bala perdida na porta de casa em fevereiro de 2014. As demais vítimas são Paulo Guilherme de Sousa, Leandro Robson Ferreira da Silva, Wanderson Feitosa de Carvalho e Manassés de Sousa Santos. 

Devido ao assassinato deste último, Francinaldo estava preso desde 11 de janeiro de 2016. Sua primeira fuga aconteceu em 18 de fevereiro de 2016, um mês e sete dias depois de ser preso.

Ele fingiu ser o irmão que havia ido visitá-lo. Recapturado em novembro de 2016, ele fugiu novamente por meio de cumprimento de alvará de soltura destinado ao irmão, há cerca de um mês.

Na ocasião, o gerente da unidade prisional, Tenente Jean Carlo, enviou ofício ao juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri informando sobre a fuga. Agora, a polícia tenta recaputurar o detento foragido. O Cidadeverde.com buscou o Tenente para esclarecimentos sobre as duas ocorrências e aguarda resposta. 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais