Cidadeverde.com

Novo presidente da Agespisa é aprovado por 22 X 2 em sabatina na Assembleia Legislativa

Imprimir


Novo presidente da Agespisa, Emanuel Bonfim (foto: Wilson Filho)

Atualizada às 13h40

O novo presidente da Agespisa teve seu nome aprovado por 22 votos contra 2 na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (31). Os deputados Gustavo Neiva (PSB) e Robert Rios (PDT) questionaram Emanuel Bonfim sobre se a empresa tem segurança jurídica para continuar atuando no Estado devido ao processo de judicialização que envolve a instalação da subconcessão da Agespisa.

Além disso, parlamentares questionaram se a empresa terá condições de realizar os investimentos necessários sobretudo nesse momento de crise. Emanuel Bonfim respondeu que o entendimento do núcleo do governo é de que há total garantia jurídica para que a subconcessão continue sendo instalada. 

"Existe um comitê gestor de parceria público e privada onde foi reforçada a importância da transição para a AEGEA,empresa responsável por administrar a nova subconcessão, então esse é um processo que deve ter continuidade no governo".

O presidente ressaltou que seu trabalho à frente da Agespisa tem como prioridade a busca pelo equilíbrio financeiro da instituição. "Será uma missão árdua, mas não impossível. O modelo de subconcessão tem sido um sucesso em outras cidades de forma que o governo entende que não tem como retornar a não ser que a justiça tome uma decisão contrária do processo ao qual já chegamos", declarou. 

Bonfim destacou que trabalhará para organizar as despesas do órgão. "Todas as despesas - como com veículos, pessoal terceirizado e outros custeios - serão incluídas em planilhas e da mesma forma teremos que continuar a cuidar melhor das receitas do interior. As despesas de Teresina superam e muito as faturas do interior.

O interior bate sempre mais de 50% com relação a Teresina, apesar do faturamento em Teresina ser maior em torno de 60% comparando com o faturamento total. Isso está registrado nos documentos da empresa, são dados oficiais. A inadimplência de Teresina é bem maior do que no interior, por isso que falei também que a Agespisa e isso já estava em discussão, um programa muito firme de recuperação da empresa, para sanear a empresa", disse.

Além disso, o presidente  informou que a Agespisa lançou um programa de afastamento incentivado. "Já tem inscritos 25 funcionários, e no programa as pessoas têm vantagens para voluntariamente aderirem. Todos sabem da idade média elevada do corpo de funcionários da empresa, que tem uma necessidade de ser renovado, porque faz muito tempo que a Agespisa não faz um concurso, mas claro que o programa é pensando também nos funcionários, muitos com mais de 40 anos de serviço. Um plano bem generoso, que dá 12 salários base com direito a rescisão contratual para receber a multa de 40% do FGTS"

_Temos mais de 600 funcionários que podem aderir, que estão aposentados ou em fase de aposentadoria. Isso são políticas que podem renovar o quadro e diminuem drasticamente as despesas da folha de pagamento da empresa para a gente ter uma Agespisa renovada com o aumento e incremento de receitas e redução de despesas que somam muito", destacou.

 

Flash Lyza Freitas

[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais