Cidadeverde.com

Piauí sedia Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura

Imprimir

“A Engenharia e as Novas Tecnologias” é o tema do 13º Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura, que será realizado entre os dias 01 e 03 de junho, no Auditório do Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, com abertura agendada para quinta-feira às 19h.

O evento é organizado pela Associação Piauiense dos Engenheiros Agrimensores (APEAG) em parceira com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), e reunirá profissionais de todo o país, com atuação nos mais diversos campos da engenharia.

Voltado para o aperfeiçoamento dos profissionais mediante debates e exposições de mídias, o 13º CONEA conta na sua programação com palestras, mesas redondas, e apresentação de trabalhos científicos que visam ressaltar a importância da classe para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Uma questão que será debatida no congresso é o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (SINTER), ferramenta de gestão pública, que está intimamente ligada aos levantamentos multifinalitários, para a composição de um banco de dados cadastrais, jurídicos, fiscais e geoespaciais de imóveis urbanos e rurais produzidos pelos serviços de registros públicos, que contribuirão na construção de sistemas hidráulicos, elétricos e de saneamento.

Atualmente, a União possui mais de 20 bases de dados rurais que não se comunicam o que gera insegurança jurídica na regulação fundiária, dano ao município (que deixa de recolher impostos), facilita a corrupção e a lavagem de dinheiro, e dificulta o acesso ao crédito em transações financeiras.

Dessa forma, ausência de um sistema de informações territoriais integrado, cria empecilhos na regularização da posse de terrenos, como a sobreposição de áreas registradas – beliches dominiais, conforme tem aferido o juiz da Vara Agrária de Bom Jesus, Heliomar Rios Ferreira, que abordará essa problemática na palestra A Conjuntura Fundiária no Piauí e experiências no Judiciário, programada para o segundo dia do evento (02/06) às 11h.

O 13º CONEA tem o apoio da Caixa de Assistência dos profissionais dos Creas (Mútua), Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores (FENEA), Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Clube de Engenharia do Piauí, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI) dentre outras instituições da área tecnológica.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais