Cidadeverde.com

Sala de Raio X de UPA é liberada após suspeita de vazamento de radiação

Imprimir

Quase um mês depois da interdição da sala de raio X da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença, por denúncia de vazamento de radiação, a sala voltará a funcionar a partir deste sábado(03).  

O laudo solicitado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) constatou que a sala está dentro dos padrões para seu normal funcionamento. AUPA Pastor José da Silva Neto, fica localizada no Renascença III, na zona Sudeste de Teresina. 
 
A denúncia de vazamento foi realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) e pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí no início do mês de maio. 

A análise feita esta semana pelo físico Francisco Luciano Viana, Supervisor em Radioproteção na Área de Física de Radioterapia, que seguiu os valores das medidas de exposição à radiação ionizante no setor de radiologia da unidade. O resultado constatou que foi considerado que o local atende, do ponto de vista blindagem, aos requisitos exigidos pela portaria 453 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que regulamenta o uso de radiações ionizantes na medicina e odontologia no Brasil.

“A análise constatou que não há fuga de radiação nas salas”, informa a diretora da UPA do Renascença Gina Nogueira. “A radiação constatada está dentro da normalidade”, explica.

A FMS havia solicitado ao Hospital Universitário (HU) o levantamento radiométrico e fornecimento de equipamentos e profissionais para analisar a questão do suposto vazamento de radiação na sala de Raio X. A solicitação foi feita porque somente o HU tem profissionais especializados para este fim. 

Durante este tempo, visando garantir a segurança dos profissionais e da população, a sala esteve fechada e o serviço encaminhado para o Hospital do Dirceu. 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais