Cidadeverde.com

Programa Teresina Competitiva será lançado nesta terça-feira (06)

Imprimir

“Cresce mais quem conhece suas potencialidades”. É com esse tema que o programa Teresina Competitiva será implantado na capital. O programa, que será lançado no próximo dia 06, às 19h, no auditório Rui Lima, na Federação Industrial do Estado do Piauí (Fiepi), reunirá empresários dos mais diversos segmentos para conhecerem a metodologia de Clusters, apresentada pela Cluster Consulting, empresa responsável por experiências bem sucedidas nessa área em outras regiões do Brasil.

Na prática, a consultoria estratégica atua em apoiar governos e instituições no desenvolvimento econômico das regiões melhorando sua competitividade e inovação por meio do trabalho com clusters (conjunto de empresas e instituições num mesmo negócio, que  colaboram entre si e se desenvolvem mais rapidamente).

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aluísio Sampaio, explica que durante o lançamento os empresários terão uma programação com palestras proferidas por convidados e integrantes da Cluster Consulting, onde poderão conhecer como funciona a execução do programa de clusters em Minas Gerais e seus benefícios em prol da competitividade das empresas.

“Preparamos uma programação junto com a empresa de consultoria, onde convidados de outros estados estarão aqui mostrando os benefícios de se trabalhar com a estratégia de identificação dos aglomerados empresariais do mesmo segmento, aqui em Teresina. A falta de estratégia, muitas vezes, torna o negócio inviável e nós, enquanto agentes públicos, ficamos até impossibilitados de contribuir. Com essa consultoria nós vamos conhecer a melhor forma do poder público e privado trabalharem em conjunto, e inclusive, identificar novos setores empresariais, abrindo mais oportunidades de atuação do setor”, disse Aluísio Sampaio.

Teresina Competitiva é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, por meio do Programa Lagoas do Norte, financiado pelo Banco Mundial, e tem a sua execução realizada pelas secretarias municipais do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, e a empresa licitada Cluster Consulting.

“Nosso trabalho consistirá em identificar, caracterizar, priorizar e definir uma estratégia de desenvolvimento dos clusters, também chamados de arranjos produtivos, visando incrementar a competitividade e inovação e, finalmente, o desenvolvimento econômico da região. Dessa forma, o município terá uma visão clara de quais setores têm maior potencial de gerar crescimento da renda e do emprego na cidade e estabelecer uma estratégia para investir neles”, explica Carlos Tarrasón, diretor da Cluster Consulting.

O evento será aberto pelo prefeito de Teresina Firmino Filho, e seguirá com palestras ministradas pelos convidados: Carlos Tarrasón, diretor da Cluster Consulting, Marise Xavier Brandão, ex-gerente do Sebrae-MG, e Bruno Magalhães Figueiredo, diretor do Sindsorvete MG e diretor da FIEMG.

O economista e consultor do programa Lagoas do Norte, Raimundo Caminha, disse que o plano estratégico é de médio e longo prazo. No entanto, os empresários já terão os primeiros resultados em agosto deste ano. “Serão desenvolvidos planos estratégicos de curto e médio prazo a partir das pesquisas elaboradas pela empresa contratada, que serão apresentados em evento público no dia 31 de agosto”, explicou o consultor.
 
Programação de lançamento:
 
- Abertura - Ex. Prefeito Firmino Filho
 
- Apresentação do Projeto Teresina Competitiva e exemplos de "Como Melhorar a Competitividade da Região a partir do Trabalho com Clusters"- Carlos Tarrasón, Diretor da empresa Cluster Consulting e palestrante Internacional;
 
- "Experiência de Desenvolvimento Empresarial por meio da Política de Clusters em MG" Empresária Marise Xavier Brandão - ex-gerente do SEBRAE-MG (Implantou a política de APLs industriais e participou do programa de clusters do BID em MG);
 
- "Benefícios e Resultados através do Projeto de Melhoria da Competitividade no cluster de sorvetes", Empresário Bruno Magalhães Figueiredo - Diretor do Sindsorvete MG e Diretor adjunto da FIEMG.

 

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais