Cidadeverde.com

Barragem chega a 5% da capacidade e secretário faz alerta contra desperdício

Imprimir

Foto: Roberta Aline

O baixo volume de água armazenada na barragem Piaus, na região de Pio IX, Sul do Piauí, fez o Governo do Estado adotar não só medidas de urgência, como também chamar a atenção para o desperdício. Segundo o secretário estadual da Defesa Civil, Hélio Isaias, a população precisa reduzir o consumo e desvios irregulares precisam ser combatidos. 

O reservatório registra hoje cerca de 5% da sua capacidade, insuficiente para abastecer a população dos municípios vizinhos. Isso se deve ao longo período de estiagem e o baixo volume de chuvas de 2017, insuficiente para repor a água desse e de outros mananciais. Haverá racionamento na região. 

No Jornal do Piauí desta segunda-feira (5), Hélio Isaias revelou que algumas regiões do Piauí apresentam média de consumo de água de 200 litros por pessoa, enquanto números apontam que a média no mundo seria de até 120 litros. O secretário defendeu uma mudança no comportamento da população, para que se economize mais água.

Além disso, o secretário afirmou ser necessário reforçar o combate ao desperdício e furto de água, inclusive de adutoras. 

Um relatório sobre a situação das regiões mais secas será apresentado ao governador Wellington Dias na próxima semana. "É preocupante. Preicsa fazer um trabalho muito grande junto à população para que a gente possa passar por esse período", disse Hélio Isaías. 

Obras
Segundo o gestor, soluções para regularizar o abastecimento são de médio a longo prazo. Entre as obras está a Adutora do Sertão, que abasteceria 51 municípios e custaria R$ 1 bilhão aos cofres públicos, o mesmo já gasto em oito anos de operação carro-pipa. 

Hélio Isaías afirma que o governo tem interesse na obra, mas é preciso avaliar a sua manutenção. "Você precisa fazer essa avaliação, não é só a questão da obra em si. Muitas obras no Brasil foram concluídas e não têm o custeio da manutenção", alertou. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais