Cidadeverde.com

Festa 'se nada der certo' em colégio causa polêmica

Imprimir

Um evento dos alunos do 3º ano da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) gerou polêmica nas redes sociais nesta segunda-feira (5/6). O colégio da cidade do Rio Grande do Sul promoveu um dia temático para os formandos com o tema 'Se nada der certo', e as fantasias escolhidas por alguns dos alunos foram consideradas ofensivas por vários internautas.

Segundo a própria instituição divulgou em uma nota de esclarecimento, a ideia era tornar a possibilidade de não passar no vestibular mais "tranquila" para os estudantes e mostrar outras opções de trabalho. O resultado, no entanto, foram estudantes "fantasiados" de profissões que considerariam um fracasso, como garis, faxineiros, hippies, vendedores ambulantes e funcionários de fast-food.

A página da escola recebeu diversas criticas de internautas em sua página. "Realmente escolheram muito mal o nome do seu projeto e ofenderam muitos trabalhadores honestos", comentou um usuário. "Menosprezaram SIM muitas pessoas e profissões. Mexeram com a auto estima das pessoas e em nenhum momento se preocuparam com o RESPEITO, que é o que uma organização escolar deve prezar", comentou outra. "Tem gente que menospreza a capacidade de compreensão das pessoas. Quanta hipocrisia!", disse uma internauta.

Após a repercussão negativa, o IENH afirmou, em sua página oficial no Facebook, que "em momento algum teve a intenção de discriminar determinadas profissões", e que "de forma alguma foi fazer referência ao 'não dar certo na vida'" (leia nota abaixo). 

Confusão com outra escola 

Quando as fotos dos alunos começaram a circular, muitos internautas afirmaram se tratar de um evento de uma unidade colégio Marista Champagnat, também no Rio Grande do Sul. Essa escola, contudo, esclareceu que não tinha relação com o evento e que já realizou um recreio temático semelhante, em 2015. 

Leia na íntegra a nota oficial divulgada pelo IENH: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH vem a público, por meio desta nota, esclarecer a sua posição em virtude da atividade “Se nada der certo”, realizada no dia 17 de maio de 2017, pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio e publicada no site Bombô (bombors.com.br).

A IENH é uma instituição de ensino com 185 anos de tradição em Novo Hamburgo e no decorrer da sua história sempre prezou pela formação pautada em valores. Com professores e funcionários comprometidos com a educação, já formou inúmeros profissionais que atuam nas mais diversas áreas do mercado de trabalho.

A IENH, bem como os seus estudantes, através da referida atividade, em momento algum teve a intenção de discriminar determinadas profissões, até porque muitas delas fazem parte do próprio quadro administrativo e são essenciais para o bom funcionamento da Instituição.

A atividade “Se nada der certo” faz parte do projeto Dia D, prática comum nas escolas da região e grande Porto Alegre, que tem como objetivo promover momentos de integração e descontração entre os formandos do Ensino Médio, tendo em vista o encerramento da etapa que culmina com a busca da aprovação no vestibular e ingresso no ensino superior.

O objetivo principal dessa atividade foi trabalhar o cenário de NÃO APROVAÇÃO NO VESTIBULAR, de forma alguma foi fazer referência ao “não dar certo na vida”.

Atividades como essa auxiliam na sensibilização dos alunos quanto a conscientização da importância de pensar alternativas no caso de não sucesso no vestibular e também a lidar melhor com essa fase.

Dessa forma, a IENH pede desculpas pelo mal entendido com a concepção e realização da atividade que não teve o objetivo de discriminação enfatizado nas redes sociais. Também destacamos que todas as colocações e situações oriundas certamente serão temas de discussão e aprendizado em sala de aula.

Equipe Diretiva e Pedagógica da IENH

Fonte: Correio Braziliense

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais