Cidadeverde.com

ProUni abre processo de consulta de bolsas. Piauí tem 1958 vagas

Imprimir

A partir desta terça (6) e até o próximo dia 9 de junho está aberta a consulta às bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2017. Ao todo, serão ofertadas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior. A oferta de vagas neste processo seletivo representa um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado.

O maior número de vagas está concentrado no estado de São Paulo, onde são ofertadas 35.047 bolsas. Em seguida, vêm Minas Gerais (16.610) e Paraná (11.590). No Piauí serão ofertadas um total de 1958 vagas, sendo 874 integrais e 1084 parciais. As faculdades particulares do Estado estão de olho neste mercado. A DeVry | Facid, por exemplo, oferece 434 bolsas de um total de 6.494 do Grupo Educacional Adtalem. 

Em relação aos cursos, a maior quantidade de bolsas oferecidas está nos cursos de engenharia (16.314), administração (14.273), pedagogia (10.191) e direito (8.606). Para medicina, há 658 vagas disponíveis. O candidato pode visualizar as vagas disponíveis por meio da página eletrônica do ProUni: http://prouniportal.mec.gov.br

Confira o Cronograma do Prouni
- Inscrições: 06/06 a 09/06
- Resultado 1ª Chamada: 12/06
- Período Comprovação (Matrículas): 12/06 a 19/06
- Resultado 2ª Chamada: 26/06
- Período Comprovação (Matrículas): 26/06 a 30/06
- Inscrição Lista de Espera: 07/07 a 10/07
- Período Comprovação (Matrículas): 17/07 a 18/07



Sobre o Programa
O Programa Universidade para Todos - Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei no 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

O Prouni é dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, e a professores da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica para os cursos de licenciatura. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio – o que permite valorizar o mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico.

A bolsa de estudo
A bolsa de estudo do Prouni é um benefício concedido na forma de desconto parcial ou integral sobre os valores cobrados pelas instituições de ensino privadas e refere-se à totalidade das semestralidades ou anuidades escolares. O Prouni não cobre ou ressarce mensalidades pagas pelo estudante em semestres anteriores ao da concessão da bolsa.

O estudante que já está matriculado na instituição de ensino e é beneficiado por uma bolsa no processo seletivo regular do Prouni, terá devolvido pela respectiva instituição, o valor das parcelas por ele já pagas apenas no semestre em que foi contemplado. No caso de bolsa integral, será devolvida a totalidade das semestralidades ou anuidades escolares, e no caso de bolsa parcial, caberá devolver 50% do valor pago.

A bolsa de estudo do Prouni poderá ser utilizada durante o período equivalente a duas vezes o prazo de integralização do curso informado no Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores do Ministério da Educação, subtraído o(s) semestre(s) já cursado(s) pelo estudante antes da concessão da referida bolsa. No entanto, ao concluir o curso o estudante deverá ter a bolsa encerrada, não podendo utilizar os semestres restantes para outros cursos ou especializações.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais