Cidadeverde.com

PMDB ameaça romper aliança em 2018 se PSDB desembarcar do governo

Imprimir

A possibilidade de rompimento do PSDB com o governo Michel Temer, na próxima segunda-feira, levou o comando do PMDB a se reunir ontem (08) pela manhã e mandar um recado duro para o comando tucano: se houver o desembarque, o PMDB não irá apoiar um candidato tucano em 2018 ou em uma eleição indireta, caso Temer seja afastado em algum momento. Irritada, a cúpula tucana devolveu , avisando que a ameaça “foi um tiro no pé”, “um gol contra” que só irritou ainda mais a bancada de deputados do PSDB que pressiona pelo rompimento.

O rompimento da aliança PMDB/PSDB deve complicar também o encaminhamento do processo de afastamento do senador Aécio Neves (MG), no Conselho de Ética do Senado, dominado pelos peemedebistas. Um dos caciques peemedebistas disse ao GLOBO que Aécio “foi jogado fora por eles” no primeiro dia. "É o jogo por quem sabe jogar", declarou um dos dirigentes do PMDB após a reunião.

O recado que mais irritou os tucanos foi mandato pelo presidente do PMDB e líder do Governo no Senado, Romero Jucá (RR). Em declaração ao jornal Folha de São Paulo, Jucá disse que “ se o PSDB deixar hoje a base vai ficar muito difícil de o PMDB apoiá-los nas eleições de 2018. Política é feita de reciprocidade".

"Acho que ameaças não ajudam no entendimento entre partidos, ainda mais quando veem do presidente de partido e homem de confiança de Temer", reagiu o secretário geral do PSDB, deputado Silvio Torres (SP).

O PMDB também não está engolindo o fato de os advogados do PSDB no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) continuarem sustentando o pedido de cassação de Michel Temer. Coincidentemente, enquanto Jucá mandava o recado da possibilidade de rompimento da aliança em 2018, o advogado tucano, José Eduardo Alckmin, defendeu hoje a inclusão de todas as provas no julgamento do processo – inclusive as delações de executivos da Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura.

Essa posição contrária à adotada pela defesa de Michel Temer no TSE. "Com ameaças o PMDB está provocando um efeito inverso e irritando ainda mais os deputados e senadores que pregam o desembarque do governo. Estão em pé de guerra . Peemedebistas estão fazendo um gol contra. Essas ameaças não nos atingem. É melhor eles controlarem o Renan. Não conseguem nem ter um líder de partido aliado, vão ameaçar o PMDB? Não conseguem ameaçar ninguém", devolveu um integrante da Executiva nacional do PSDB com direito a voto na reunião da próxima segunda-feira.


Fonte: Época Negócios 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais