Cidadeverde.com

APPM e parceiros promovem Oficina Itinerante do SIOPS no Piauí

Imprimir

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) deu início na manhã desta quinta-feira (08) à Oficina Itinerante do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). A capacitação, que acontece até amanhã, tem o objetivo de orientar gestores municipais acerca do uso do SIOPS, sistema institucionalizado no âmbito do Ministério da Saúde, utilizado como instrumento de planejamento, gestão e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, que no ato representou o presidente da entidade, Gil Carlos. O curso é uma realização da APPM e Escola dos Municípios, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI).

 Jonas Moura ressaltou a importância do sistema na gestão pública em saúde. “A APPM mobilizou seus parceiros nessa iniciativa, pois entendemos a importância dessa ferramenta para a gestão. Precisamos alimentar o sistema não apenas com o objetivo de evitar que os recursos sejam bloqueados, mas compreendendo que esse instrumento permite o controle e dá transparência ao nosso trabalho”, enfatizou.

O treinamento visa habilitar e atualizar profissionais de municípios sobre o preenchimento e utilização do sistema. Com a orientação de técnicas do Ministério da Saúde, gestores de municípios piauienses acessarão a página do sistema, bem como os relatórios e demonstrativos. A proposta da capacitação é promover troca de conhecimentos e abrir espaço para dúvidas e sugestões dos gestores, quanto ao preenchimento das informações no sistema.

A presidente do COSEMS-PI, Leopoldina Cipriano, falou da necessidade de ter o SIOPS como parceiro nesse momento de subfinanciamento da Saúde. “Nosso objetivo é disseminar o conhecimento acerca dessa ferramenta tão importante e necessária à gestão em saúde. Percebo uma adesão muito grande por parte dos gestores e isso nos deixa muito satisfeitos. Espero que todos saiam daqui ainda mais capacitados e conscientes da importância dos gestores aplicarem os mínimos constitucionais na área”, destacou.

O SIOPS consolida informações de gasto público em saúde no Brasil; promove transparência, assegurando, tanto a conselhos de saúde quanto aos cidadãos, o acesso às informações; torna mais ágil a consulta sobre receitas e despesas em ações e serviços públicos de saúde; fornece indicadores sobre gastos em saúde no país; permite o monitoramento da alocação de recursos; e dimensiona a participação da União, Estados, Municípios e Distrito Federal no financiamento da saúde pública.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais