Cidadeverde.com

Sucessos de Erasmo Carlos embalam segunda noite do Festival de Inverno de Pedro II

Imprimir

Depois de se apresentar em Teresina, Oeiras e Floriano pelo projeto “Seis e Meia”, o cantor Erasmo Carlos vai desembarcar na cidade de Pedro II, onde se apresenta na segunda noite do 14º Festival de Inverno, na sexta-feira (16). No repertório, ele leva sucessos dos seus 50 anos de estrada. Quem também sobe no palco Opala na sexta-feira é a cantora mineira Roberta Campos. Já o blues fica por conta de Gustavo Andrade, também de Minas Gerais. Os shows acontecem na praça Manoel Nogueira Lima, a Praça da Bonelle.

Gustavo é especialista na linguagem do blues e lidera a “Gustavo Andrade & Hot Spot Blues Band”, banda lançada em 2008 e considerada uma das mais importantes do gênero, em Minas Gerais. Já dividiu o palco com nomes de peso como Guy King, Vasti Jackson, Bob Stroger, Blues Etílicos, Celso Blues Boy, Pepeu Gomes, Cláudio Venturini, Andre Christovam entre outros grandes músicos.

Depois dele, quem se apresenta é a cantora Roberta Campos. Ela iniciou sua carreira com a banda Pop Troti, de Sete Lagoas (MG), com quem gravou um compacto com cinco músicas, entre elas a canção de “De janeiro a janeiro”. Sua carreira solo se iniciou com o disco “Para aquelas perguntas tortas”, de 2008. Em 2010, a cantora lançou “Varrendo a rua”. Deste álbum, foram emplacadas três canções em novelas, entre elas “De janeiro a janeiro”. Em 2016 a canção “Minha Felicidade” entrou para a trilha sonora da novela Sol Nascente, como tema de abertura. Com o seu quarto álbum, lançado em 2015, intitulado “Todo caminho é sorte”, Roberta foi indicada ao Grammy Latino, na categoria de melhor álbum de Música Popular Brasileira.

O “Tremendão” Erasmo Carlos é quem encerra a segunda noite do Festival no palco Opala. Atualmente, ele vem percorrendo o país com a turnê “Sexo & Rock’n roll”. Entre os sucessos que fazem parte dessa história estão “Sentado à Beira do Caminho”, “Minha Fama de Mau”, “Mulher”, “Quero que tudo vá para o inferno”, entre outros clássicos conhecidos pelo seu grande público.

Nascido na Tijuca, zona Norte do Rio de Janeiro, Erasmo cresceu cercado por elementos que tornariam sua identidade musical singular. Entre seus parceiros musicais estão Tim Maia, Jorge Bem e Roberto Carlos. Passou pelo grupo Renato & Seus Blue Caps, na década de 60. Os Blue Caps acompanhariam o próprio Roberto Carlos na gravação de "Splish Splash", numa versão para o português feita por Erasmo.

Ao mesmo tempo, Erasmo - já com o nome artístico Erasmo Carlos - tornou-se versionista para diversos artistas. Junto com Roberto, se tornou um dos principais nomes da Jovem Guarda. Ao longo dessas cinco décadas de estrada, Erasmo lançou 26 álbuns. O primeiro, intitulado “A pescaria”, é de 1965. Em 2001, completou 60 anos e lançou seu 22º disco, “Pra Falar de Amor”. No final de 2002, os 40 anos de carreira de Erasmo foram comemorados com o lançamento da caixa “Mesmo Que Seja Eu” – contendo toda a sua discografia no período 1971-1988, recheada de material bônus raro e inédito.

No ano seguinte, ao final do 10º Prêmio Multishow de Música, Erasmo foi o grande homenageado da noite – com um prêmio especial pelo conjunto da obra. Sua discografia teve continuidade em 2004 com “Santa Música”, só com material inédito e nos coroando em 2007 com Erasmo Carlos Convida II, reunindo feras da MPB em torno de sua obra. Seu último trabalho foi lançado em 2009, intitulado somente “Rock’n Roll”.

O Festival de Inverno de Pedro II é a uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais de Cultura e de Turismo, Prefeitura de Pedro II e Sebrae.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais