Cidadeverde.com

Após vandalismo em igreja, frei denuncia insegurança no Centro

Imprimir

O pároco responsável pela igreja de São Benedito no Centro da capital chamou a atenção das autoridades para a segurança de toda a região Central de Teresina. No último final de semana uma das portas do templo foi alvo de um ato de vandalismo e teve um pedaço arrancado. O que chama mais a atenção é que o local onde a porta está é isolado por segurança.

"Eu vejo essa situação dentro de um quadro social. Como nós sabemos o Centro já não é tão habitado e durante a noite tem os seus frequentadores. São muitos os que moram aqui por essas ruas e durante a noite eles exercem a criatividade deles que a gente sabe que não é para o bem", denuncia o Frei Edmilson.

O frei acrescenta que irá registrar um boletim de ocorrência para denunciar o ato de vandalismo e acrescenta que já está sendo planejada a restauração da porta. "Ela é trabalhada pela estrutura e pelas almofadas. As almofadas são trabalhadas por um artesão e isso então vamos ter que fazer o restauro. Pegamos a parte que foi recolhida e guardada para servir de orientação ao artesão que virá fazer esse trabalho", completou o frei.

A Igreja São Benedito exerce um papel marcante no desenvolvimento arquitetônico, religioso e cultural de Teresina. Ela foi tombada e integrada ao patrimônio histórico, artístico e paisagístico do Piauí, através do Decreto Estadual nº 10.663/2011, e tombado, junto com todo seu acervo, pelo IPHAN. Os sinos foram igualmente tombados por decreto municipal, para fins de preservação histórica e cultural.

Quase nove meses após o desabamento de uma das torres da igreja, destruindo parte do teto e da estrutura, o local permanece fechado. O acidente ocorreu na madrugada e ninguém ficou ferido. Por motivos de segurança a igreja permanece interditada e não há previsão de conclusão da reforma e restauração do local.

 

Rayldo Pereira
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais