Cidadeverde.com

Médico alerta para os riscos da obesidade; ouça a entrevista

Imprimir

Foto: Roberta Aline

O endocrinologista Wallace Miranda alertou para os riscos do excesso de peso e orientou os ouvintes da Rádio Cidade Verde sobre os cuidados a serem tomados para se evitar a obesidade, problema que afeta 10% da população do mundo inteiro. 

Na entrevista no Cidade Verde Notícias desta terça-feira (13), o médico explicou a diferença entre os graus de obesidade e os riscos de problemas de saúde a ela relacionados, como problemas cardíacos, alteração no colesterol e pressão, diabetes, vários tipos de câncer e até a saúde mental - quando o paciente não se sente bem com o excesso de peso. 

"O ideal é a prevenção e não o tratamento", alertou o médico, que orienta a educação alimentar e a atividade física como medidas eficazes para se evitar o problema. Wallace Miranda alerta que metade da população no Piauí e no Brasil está com sobrepeso. 

Wallace Miranda também comentou sobre a cirurgia bariátrica, de redução do estômago, e alertou que ela não é uma fórmula mágica. "Às vezes a pessoa vai para a cirurgia procurando uma fórmula mágica, um caminho mais fácil. Não é bem assim", disse o endocrinologista.

O médico explicou os cuidados necessários após a operação - entre eles a mudança de hábitos. "Se o paciente não se cuidar adequadamente, se não fizer uma modificação no estilo de vida e na sua alimentação, ele vai ganhar peso novamente".

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais