Cidadeverde.com

Negligência lidera denúncias de crimes cometidos contra idosos no Piauí

Imprimir

Foto: Glenda Uchôa/Rádio Cidade Verde

Entre janeiro e maio de 2017, as denúncias de negligência lideram as reclamações de crimes cometidos contra idosos no Piauí, superando casos de violência física e outros crimes. A informação foi dada pela presidente da Comissão de Defesa dos Idosos da seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), Joria Batista, no Acorda Piauí desta sexta-feira (16). Os dados são de denúncias feitas no Disque 100. 

Em entrevista na Rádio Cidade Verde, a advogada falou sobre a campanha "#NãoSeOmita", encerrada nesta semana, e destacou a importância de que mais casos sejam denunciados, ainda que anonimamente, para que o poder público possa elaborar novas políticas públicas de proteção aos idosos. 

Essas informações serão discutidas por representantes de todo o país em Teresina, no mês de setembro, quando acontecerá o primeiro Colégio de Presidentes das Comissões do Idoso da OAB. Os advogados vão elaborar uma carta ao final do evento e apresentar as propostas para o Conselho Federal da Ordem e o Congresso Nacional. 

Joria Batista afirma que o número de denúncias ainda é ínfimo em relação ao que se estima ocorrer na realidade. E que além da negligência e o abandono de idosos, existem também casos de abuso psicológico. 

"As pessoas estão mais preocupadas com aquele abuso que é visível, que é físico, mas o maior número não é nem esse. São aqueles invisíveis aos olhos mesmo", disse a advogada, ressaltando ter ouvido idosos que desconheciam que as agressões psicológicas também vão uma forma de violência, além das agressões físicas. 

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais