Cidadeverde.com

Aprovado por unanimidade no Senado alongamento das dívidas dos estados

Imprimir

O projeto que regulamenta um novo limite para concessões de garantias da União a operações de crédito contratadas pelos estados, Distrito Federal e municípios foi aprovoado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nessa terça-feira (20). O governador Wellington Dias acompanhou a votação em Brasília, que foi aprovado por unanimidade. Com a aprovação, Estados e municípios ganham um fôlego no pagamento de suas dívidas com a União.

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 22/2017, que reduz as exigências para que estados, Distrito Federal e municípios renegociem dívidas ou contratem operações de crédito com garantia da União. Wellington Dias comemorou a aprovação e agradeceu o empenho e presença dos senadores piauienses, Regina Sousa, Elmano Ferrer e Ciro Nogueira.
 
"Para o Piauí essa aprovação significa a possibilidade de ter mais recursos para investimentos. São cerca de R$ 180 milhões que poderão ser utilizados em importantes obras, a exemplo da Trasnordestina e da BRs 137 e 407. Teremos as condições de cuidarmos de forma emergencial dos pontos críticos que foram identificados, fazer a sinalização e ajudar a salvar vidas", destacou o chefe do executivo piauiense.
 
O senador Elmano Ferrer destacou a presença do Governador Wellington Dias e disse que ele tem desempenhado importante papel de articulador, liderando a mobilização dos governadores do Nordeste e do Brasil com vistas a esta negociação que interessa aos estados. “O governador tem liderança muito forte no Senado, acompanhou a aprovação na CAE e no plenário. Com esta aprovação ganha o Piauí e todos os estados, pois haverá um alongamento para o pagamento da dívida dos estados junto a União que resultará numa folga financeira que permite aos estados dispor de recursos para investimento. O mérito é dele em trabalhar, incansavelmente, para melhorar a situação de todos os estados do Brasil”, afirma.
 
A aprovação do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 22/2017 permite que os contratos dos estados com o BNDES possam ser alongados por mais 10 anos. Dias enfatizou que na reunião realizada com a presença do presidente da República e com o ministro Henrique Meireles ficou acertado que até 30 de julho será celebrado esse contrato com os estados brasileiros, alongando a dívida do BNDES para mais investimentos. “Isso é uma vitória importante do povo do Piauí”, concluiu.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais