Cidadeverde.com

Heráclito Fortes recebeu doações de empresas laranjas, diz Folha

Imprimir

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI) admitiu ter recebido da empreiteira JBS doação eleitoral por meio de empresas laranjas. A informação foi publicada na Folha on-line nesse domingo (25). De acordo com a notícia, Heráclito teria recebido doações por meio da prática do "caixa três", um artifício usado para o recebimento de doações de campanha com o objetivo de desviar a atenção para o verdadeiro doador.

O parlamentar afirmou ao jornal que todas as doações foram declaradas e constam na prestação de contas aprovada pela Justiça Eleitoral. “Não sei por qual motivo a Odebrecht não quis dar o dinheiro e passou para outras duas empresas. Acho que havia muita pressão na época e ela não queria aparecer muito", disse Heráclito.

A prática é conhecida como "caixa três" e consiste em um ajuste do recebimento de doações de dinheiro de campanha com o objetivo de escamotear quem é o real financiador. É uma variação do legal "caixa um" ¬o valor doado sem intermediários e declarado à Justiça¬ e do ilegal "caixa dois", que é a movimentação de recursos de campanha por fora.

 

Lyza Freitas (Com informações da Folha on line)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais