Cidadeverde.com

Com redução de zonas, presidente do TRE-PI alerta para o transporte ilegal de eleitor

Imprimir


 


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o desembargador Joaquim Santana, disse que com a redução das zonas eleitorais poderá existir o aumento do transporte ilegal de eleitores nos municípios do interior. 

“É um incentivador para o político levar e trazer o eleitor, o transporte ilegal. Isso é uma coisa que a gente vai ver. Agora, eu imagino que possa sim contribuir com isso. Se dificulta a remoção dele, claro, que se pode chegar a essa situação”, comentou o desembargador, alertando que a mudança de zonas é para resolver questões burocráticas, mas o local de votação continua o mesmo. 

O presidente do TRE-PI ressaltou que redução de pelo menos 30 zonas eleitorais é uma determinação direta do Tribunal Superior Eleitoral para otimizar os serviços e reduzir os gastos. 

“Parece retrocesso, mas é uma realidade, a zona eleitoral tem limite médio de 70 mil eleitores e, se não tiver, vai ter que se agregar a outra. A questão é economizar, particularmente não digo que sou a favor, mas vou cumprir a determinação”, disse Santana. 

Na última sexta-feira (23), o  presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Glécio Setúbal, também alertou para os problemas que a medida pode gerar, inclusive o transporte ilegal de eleitores.

"Se você coloca um município que hoje é vinculado a uma zona eleitoral de 10 quilômetros de distância, e essa zona deixar de existir e passar para uma zona vizinha a 50 quilômetros, como é que fica o deslocamento desse eleitor?", questionou o promotor de Justiça. 

Confira a entrevista completa no link a seguir: 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais