Cidadeverde.com

Comandante diz que 80% das ocorrências criminais estão relacionadas as drogas

Imprimir

O comandante da Policia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, revelou nesta quarta-feira (28), durante entrevista no Jornal do Piauí, que 80% das ocorrências criminais no Estado são relacionadas ao tráfico de drogas. 

“Mais de 80% das nossas chamadas no centro de operação tem origem com o uso e o tráfico de drogas. A droga é o nosso maior problema, e do país também. As pessoas não tem ideia de como a droga influencia em todo o sistema de segurança pública”, disse o coronel. 

Carlos Augusto destacou somente a prisão dos envolvidos com o tráfico não resolve o problema. Ele relembrou a questão do programa envolvendo o tratamento em uma comunidade terapêutica para combater a dependência química, que será lançado nos próximos dias. 

“É um programa coordenado pela Cendrogas. Quando a pessoas se envolver em um crime e for para audiência de custodia, se ele não tiver o perfil do presídio, ele será enviado para tratamento terapêutica nas comunidades selecionadas por edital. Vamos iniciar com umas 160 vagas”. 

O comandante disse ainda que a questão da violência não é resolvida somente pela Polícia Militar. É preciso, principalmente, com o apoio social para que ocorram mais ações social, culturais e esportivas para evitar que às pessoas entrem no mundo das drogas – seja para consumir ou comercializar o entorpecente.

Carlos Augusto ressaltou que a Polícia Militar é muito cobrada pela população, pois a entidade é a “porta de entrada da ocorrência”. 

“Nós somos, sim ,muito cobrado pela população, que gosta de ver o policiamento nas ruas. E também existe essa necessidade da polícia fazer abordagens nas ruas”, ressalta o coronel, acrescentado que as polícias civil, militar e federal trabalham em conjunto para ampliar a sensação de segurança dos moradores.

Feminicídio

O coronel destacou também que os crimes de violência de gênero, que mata diversas mulheres no Piauí, é um assunto delicado, que precisa ser discutido com a própria população, pois é um crime difícil de ser evitado pela polícia. Esse tipo de crime é preciso de uma conscientização da população.

Flash Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais