Cidadeverde.com

Projeto poético promove evento no Centro histórico de Teresina

Imprimir
  • bandaasas.jpg Divulgação
  • banda123.jpg Divulgação
  • bandaaasas.jpg Divulgação
  • unnamed_(2).jpg Marília Saraiva
  • unnamed_(3).jpg Marília Saraiva
  • unnamed_(4).jpg Marília Saraiva
  • unnamed.jpg Marília Saraiva
  • unnamed_(1).jpg Marília Saraiva
  • unnamed_(5).jpg Marília Saraiva

O Projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação realiza mais uma edição da temporada 2017, nesta sexta-feira, 30 de junho, na Praça Pedro II / Café Art Bar. O evento inicia a partir das 17h e contará com recital de poesia, feira, lançamento de livros, pocket shows e espetáculo lítero-musical.

Com programação totalmente gratuita, o projeto acontece desde 2015 e alcança o objetivo de criar espaço e público para a poesia contemporânea brasileira feita no Piauí, gerando conexões entre públicos, artistas e gerações variadas; conectando linguagens e fomentando a economia criativa autoral piauiense.

O Idealizador e coordenador do projeto, João Henrique Vieira, vê o projeto como uma trincheira de resistência e uma política pública independente de expressão artística em espaço público, valorizando o Centro histórico de Teresina.

 “O Tensão, Tesão & Criação veio da necessidade de termos espaços para a poesia contemporânea e suas questões, onde o público pudesse ouvir e recitar, encontrar com os autores, comprar produtos artísticos e criar laços com a cidade e com os espaços públicos por meio da poesia, um cenário literário acontecendo no nosso centro histórico. Vejo como uma política pública, quando artistas, produtores e o público ocupam a praça de forma livre e democrática em torno da arte; isso nos deixa muito felizes. É uma batalha coletiva que vale muito a pena”, destaca João.

O poeta e colaborador Demetrios Galvão, também ressalta o fato do movimento poético reavivar o Centro da cidade. “O centro não é só comercial, é também cultural e tem que ser um espaço que as pessoas ocupem, já que as casas estão sendo desocupadas e virando estacionamentos. No momento em que mobilizamos e vamos para o centro tem também o elemento pedagógico de mostrar para as novas gerações o papel do centro, as implicações e as subjetividades do centro da cidade. Isso é também um elemento importante do projeto”, observa Galvão.

O projeto acontecendo de forma coletiva, colaborativa e independente conecta variados artistas e cria espaços de vivência, apresentação, conexões e debate. “Em Teresina o Roda de Poesia é um evento de arte. Essa edição, assim como as outras, será um espaço de arte, voltado para a arte. Mais um construir de pontes poéticas em Teresina”, diz Lucas Rolim, poeta e colaborador do projeto.

O Roda se caracteriza como um evento em que o público interage podendo participar no momento do palco aberto, seja lendo textos autorais ou de outros poetas.

Outro destaque do projeto é o fomento à economia criativa com feirinha de arte, onde se pode comprar diversos produtos artísticos.

“Esse espaço tem se constituído como um mercado-exposição da arte de Teresina, com livros, revistas, zines, CDs, artesanato artístico, artes plásticas, camisetas, culinária, sebos. A feira se torna o espaço em que o artista e o público se encontram e interagem. Fomentar o consumo de arte-cultura é basilar para a cidade, proporcionando a criação de público para eventos como o Roda e para as mais diversas expressões artísticas”, comenta o colaborador Dante Galvão.

Sarau, debates e conexões

O projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação é uma festa para a poesia, regada a sonoridades, onde pulsa o fazer e recitar poético. Um encontro, segundo Fabrício Santos, músico e poeta do projeto.

“O Roda de poesia é um momento em que poetas da cidade se encontram e às vezes até poetas de outros lugares. Onde a gente tem oportunidade de mostrar nosso trabalho e dividir momentos, compartilhar com outras pessoas que também fazem arte. É também uma ação social, um movimento que se importa com a cidade”, ressalta Fabrício.

Desde a primeira edição, ainda de agosto de 2015, o projeto possibilita conexões entre gerações, linguagens e cenários artísticos variados, sempre reunindo em um mesmo ambiente variados artistas. Já colaboraram, por exemplo, autores e artistas de Teresina, Caxias, Salvador, Belém, São Luís, São Paulo, entre outros lugares.

Em um processo contínuo, o projeto cresce a cada edição. Dante Galvão ressalta a coragem de fomentar nossa produção artística. “O Roda acredita e promove um evento que mostra arte e traz arte para perto das pessoas, assim, tem se tornado uma grande vitrine para a produção cultural em Teresina. Isso atrai um público cada vez maior”, defende Dante Galvão.

Programação traz show lítero-musical

Alcançar leitores e transcender públicos, criar espaços e conexões são objetivos do projeto, segundo explica o coordenador João Henrique Vieira. “O Roda de Poesia é a possibilidade de variados públicos circularem no mesmo ambiente, por isso pensamos uma programação que começa ao final da tarde, o que permite ao público estudantil, trabalhadores do comércio e o público geral participarem em alguns dos momentos da programação”, esclarece João.

O evento apresenta nesta edição dois pocket shows.  O primeiro é o projeto Tio+Souto, que é uma união dos trabalhos solo do poeta e musicista Fabrício Santos (integrante da banda o Carteiro), e da produtora cultural e compositora Jamile Souto (ex-integrante d’A Banda de Cá). O folk, o samba e a bossa são elementos sonoros no formato voz e violão do show intimista, minimalista e confessional apresentado pelos dois artistas.

O outro pocket show da noite trará o trabalho do poeta e músico Léo Mackellene que vem do Ceará apresentar o show lítero-musical que se insere numa espécie de gênero híbrido que o autor chama de “Música em prosa”, para lançar seu mais novo livro, “Como goto de óleo na superfície da água”.

 “Trabalhei as frases do livro pra que tenham uma certa cadência, um certo ritmo, justamente pra facilitar essa leitura em voz alta, e numa dicção muito própria do falar genuinamente brasileiro, quiçá nordestino”, comenta o autor. As cenas do livro estão acompanhadas de música: Caetano Veloso, Daniel Groove, Fagner, Maria Bethânia, Belchior. “É um livro com trilha-sonora”, adianta o autor.

Outro lançamento da noite será de Alex Sampaio Nunes (PI). O autor já teve textos publicados em jornais, revistas literárias e antologias. Recentemente lançou o livro "Ressuscito na cidade suicida" (junho de 2017), que também será lançado na programação, com participação de outros poetas recitando poemas do escritor.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais