Cidadeverde.com

AEGEA começa gerir abastecimento de água e esgotamento de Teresina a partir de julho

Imprimir

O sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Teresina passará, no mês de julho, a ser gerido pela empresa Águas de Teresina, por meio do modelo de subconcessão. O Instituto de Águas, a Emgerpi e Agespisa têm estudado alternativas para a realocação dos funcionários lotados na área operacional que será repassada para a subconcessionária. 

Um mapeamento desses profissionais está sendo realizado para que o encaminhamento ao novo órgão, ou mesmo para um novo setor dentro da própria Agespisa, seja feito respeitando o perfil profissional e formação de cada um, como explica o diretor-geral do Instituto de Águas, Francisco Costa. 

“Vamos fazer toda uma avaliação com as particularidades de cada empregado para que possamos definir melhor seu reaproveitamento em alguma entidade ou órgão do Governo do Estado, como também aproveitando dentro da sede da própria Agespisa, bem como para atender a realidade aqui do entorno de Teresina”, disse o gestor.

Na primeira semana de julho, será elaborado um cronograma de atendimento para que os funcionários que precisam ser realocados recebam a devida orientação com relação ao novo local de trabalho. Além disso, cursos de requalificação e aperfeiçoamento estão sendo negociados junto à Secretaria de Estado da Administração (Seadprev) e Escola de Governo, para esses profissionais.

“A qualificação desses profissionais é para que eles possam atuar em novas áreas do Estado, seja dentro da Agespisa, ou no Instituto de Águas, como também em outras áreas”, explicou Ricardo Pontes, presidente da Emgerpi.

A empresa Águas de Teresina está absorvendo os empregados terceirizados e parte dos comissionados da Agespisa, de forma que não haverão demissões durante a transição dos serviços de saneamento. Os demais servidores serão realocados.  

 

O objetivo maior do Governo do Estado com a subconcessão do saneamento na capital é a universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de dar mais qualidade e eficiência a esses serviços. A empresa Águas de Teresina deverá investir R$ 1,7 bilhão no sistema de saneamento de Teresina.  

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais