Cidadeverde.com

Exposição sobre Parque Serra da Capivara é aberta em Teresina

Imprimir
  • Caldeirão_do_Rodrigues_3649.jpg André Pessoa
  • caverna_II.jpg André Pessoa
  • foto_3.jpg André Pessoa
  • Índios_Fulni-ô_na_Serra_da_Capivara.jpg André Pessoa
  • Maria_do_Socorro_Silva_V.jpg André Pessoa
  • Pedra_Furada_Gongo_1751.jpg André Pessoa
  • Pinturas_na_Toca_do_Pajaú_-_Serra_da_Capivara.jpg André Pessoa
  • laboratório_megafauna_fumdham.jpg André Pessoa

Uma exposição sobre o Parque Nacional Serra da Capivara chega a Teresina neste sábado(01). Com fotografias de André Pessoa e o tema “Seriam os piauienses da Serra da Capivara os homens mais antigos das Américas?”, a mostra é apresentada na Embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha desde maio. 

O fotógrafo acredita que mais que levar para fora do estado, a exposição em Teresina tem uma relevância maior, já que são os piauienses os responsáveis por zelar pelo patrimônio descoberto e se orgulhar disso. 

“No meu ponto de vista é fundamental essa exposição em Teresina, porque o povo daqui é o grande guardião do patrimônio e só preserva o que você conhece. Quanto mais informações levar, mais segurança vai ter de que essa verdadeira riqueza arqueológica será preservada. Já que mostra o Piauí de uma forma positiva, mudando o estigma de estado subdesenvolvido, esse é o cartão postal do povo do Piauí”, justifica André Pessoa. 

Neste sábado(01), a exposição com 31 imagens da Serra da Capivara será inaugurada para convidados e a partir deste domingo (2), estará aberta ao público, no G3 do Teresina Shopping. A mostra fica na capital até o dia 10 de agosto.

Na abertura do evento haverá uma mesa-redonda com arqueólogos e pesquisadores para debater se realmente a Serra da Capivara tem os esqueletos, tem os fósseis humanos mais antigos das Américas. Além de ser um evento cultural, social, ele também vai ter esse viés educacional e científico.

Nas fotografias, André Pessoa retrata as belezas, riquezas e descobertas científicas na Serra da Capivara. Durante 40 dias, o piauiense terá a possibilidade de conhecer mais sobre a origem do homem por meio das pesquisas da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), coordenadas pelas arqueólogas Niède Guidon, Anne-Marie Pessis e Gabriela Martin, que lideram uma equipe multidisciplinar de alto nível em pleno sertão nordestino.

Pessoa explica que a chegada da amostra com imagens peculiares do acervo científico da Fumdham, mas também do mundo fascinante das plantas, animais, paisagens e homens que representam a tradição local é uma realização do Governo do Piauí, através da Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM), em parceria com o Instituto Ecológico Caatinga (IEC) e vários apoiadores.

“É uma verdadeira realização documentar as belezas e a importância da riqueza natural e cultural do Piauí destacando o seu Parque Nacional, que é Patrimônio Cultural da Humanidade. Levar minha contribuição de como esse estado é maravilhoso, rico e merece ser valorizado por todos através desse patrimônio que é dos piauienses e que o mundo todo pode desfrutar é, sem dúvida, transformadora”, disse o fotojornalista, acrescentando que o incentivo e participação dos governantes em pautas como essa faz a diferença. Na Alemanha, a exposição ficará aberta ao público até abril de 2018.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais