Cidadeverde.com

Eleição de novo imortal da Academia Piauiense de Letras termina sem vencedor

Imprimir

A eleição em segundo turno para escolha do novo imortal da Academia Piauiense de Letras para a vaga da cadeira número 24 terminou sem um vencedor. Os escritores Carlos Nathan Sousa Soares e José Itamar Abreu Costa foram os concorrentes, mas nenhum dos dois conseguiu a maioria dos votos. O pleito ocorreu na manhã deste sábado (1º). 

Para conseguir a vitória, o candidato deveria obter a metade dos votos mais um, ou seja, 21 votos. Em uma eleição apertada, Itamar Abreu conquistou a preferência de 19 membros da APL e Carlos Nathan obteve 15 votos. Foi registrado ainda um voto em branco e quatro abstenções. 

Após encerrada a apuração, o presidente da comissão eleitoral, desembargador Nildomar da Silveira, proclamou o resultado e uma nova eleição deverá ser convocada. "Pelo regimento interno, para vencer, o candidato deveria ter obtido 21 votos, que é metade mais um. Como não tivemos essa maioria, o regimento manda convocar nova eleição", explicou.

O imortal Elmar Carvalho lembra que aconteceu resultado semelhante na primeira vez em que se candidatou. "Foi da mesma forma. Eu e o meu concorrente não conseguimos obter a maioria e, então, me inscrevi novamente para concorrer no pleito seguinte", disse Elmar. 

O presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa, avalia que o resultado é fruto da qualidade técnica dos candidatos, mas também dos critérios utilizados para a escolha. "Infelizmente nenhum dos dois candidatos conseguiu a maioria. Tanto o médico e cronista Itamar Costa, quanto o poeta Nathan, consagrado apesar da sua juventude, não conseguiram atingir a maioria, a eleição está encerrada e vamos abrir um outro edital. Existe uma discussão na Academia sobre os critérios. Como vamos fechar as portas da Academia para uma reforma, só deveremos lançar esse edital depois de outubro. A Academia tem um tipo de exigência formal que demonstra que não é tão fácil chegar aqui. Não quer dizer que sejamos excludentes, mas que temos alguns critérios de aceitação", afirmou.

O novo pleito, portanto, será marcado pela comissão eleitoral e será aberto a todos os escritores piauienses que tiverem interesse. Para participar, o candidato deve ter nascido no Piauí ou morar no Estado há mais de 10 anos e ter ao menos um livro publicado. 

A cadeira número 24 pertencia ao desembargador Paulo Freitas, falecido no dia 23 de janeiro deste ano. O patrono da cadeira era Jonas de Moraes Correia.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais