Cidadeverde.com

Gestores viajam mais de 400 quilômetros para participar de evento do TCE-PI

Imprimir

O prefeito Francisco Pedro de Araújo, o Chico Pitu (PT), e dois vereadores de Marcolândia (420 quilômetros ao sul de Teresina) viajaram 320 quilômetros do município até Floriano (240 quilômetros ao sul da capital), para participar do XXXIII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, realizado na Princesa do Sul de 28 a 30 de junho. 

O presidente da Comissão de Licitação e o ouvidor-geral do município também participaram do evento. O prefeito Chico Pitu disse que levou a equipe para o evento para aprenderem mais sobre gestão. “Para fazer uma boa gestão é preciso que tenhamos pessoal capacitado, com conhecimento de leis e que saiba trabalhar. Mas a maior dificuldade que temos é exatamente encontrar equipes qualificadas e capacitadas”, justifica. Segundo ele, parte da equipe já havia participado do seminário do TCE-PI em Picos, em março deste ano. 

Os vereadores Raimundo Batista de Sousa (PTB), Clauren Oliveira dos Reis (PHS), Hilton Rocha (PTC) e Antônio China (PRB), de Baixa Grande do Ribeiro (cerca de 650 quilômetros ao sul de Teresina), percorreram mais de 400 quilômetros para participar das palestras e dos minicursos do seminário do TCE-PI em Floriano. Eles aproveitaram a viagem para conversar com o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e com a Ouvidoria do Tribunal – denunciaram supostas irregularidades em licitações em Baixa Grande do Ribeiro. 

Os casos de Marcolândia e de Baixa Grande do Ribeiro traduzem a importância dos seminários do TCE-PI e o interesse que o evento gera para os gestores e legisladores do Piauí, avalia o coordenador-executivo do Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, Francisco Mendes. “Eles (gestores e vereadores) vêm de tão longe porque querem aprender e se capacitar. E porque sabem que encontram nos seminários muitas das respostas para as dúvidas que têm sobre gestão, leis, contratos e outras questões dos municípios”, explica. 

Segundo ele, o seminário de Floriano reuniu o maior número de prefeitos, vereadores, secretários e representantes de conselhos municipais dentre todos os realizados até hoje pelo TCE-PI. Participaram das palestras e minicursos do evento representantes de Francisco Ayres, Arraial, Itaueira, Antônio Almeida, Jerumenha, Guadalupe, Amarante, dentre outros municípios, além de Floriano, Marcolândia e Baixa Grande do Ribeiro. 

Fato inédito

Do pequeno município de Francisco Ayres, por exemplo, foram todos os nove vereadores, da situação e oposição – Raimundo José Bueno (PSD), presidente da Câmara Municipal, David Teles da Silva (PDT), Jardelson Mendes de Andrade (PT), Keith Anderson Oliveira (PHS), Lusidete Nunes do Nascimento (PSB), Missias Pereira Reis (PDT), Eduardo Pereira da Silva (PSB), Eugênia Nunes (PDT) e Ronaldo Heber de Sá (PSDB). A controladora interna Marla Luana de Sousa Nunes também foi a Floriano. 

“Reunir todos os vereadores de uma cidade é um fato inédito nos seminários do TCE-PI!”, comemora Francisco Mendes. Realizado por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), o Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante consta de palestras e minicursos sobre licitações e contratos, Regime Próprio de Previdência Social, mudanças na lei da terceirização, prestações de contas, dentre outros assuntos diretamente relacionados à gestão municipal.

O seminário está sendo levado a todos os municípios-polo do Estado, com a finalidade de qualificar os gestores e capacitar os representantes da sociedade civil para o exercício do controle social da gestão pública. Este ano, o evento já foi realizado em Parnaíba, Picos, Corrente, Piripiri e Floriano.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais