Cidadeverde.com

Especialista alerta quem faz vários concursos e dá dicas: 'não mire só no salário'

Imprimir

Foto: Glenda Uchôa/Rádio Cidade Verde

Ser franco-atirador e fazer todos os concursos que aparecem pela frente não é a melhor ideia para quem quer passar em um certame e conseguir a estabilidade do serviço público. Essa foi uma das divas do professor Cleverson Moreira, especialista em técnicas de concurso, em entrevista no Acorda Piauí desta sexta-feira (7).

O professor defende que o concurseiro tenha seu foco delimitado. "A ideia de atirar pra todo lado é péssima. Normalmente você vai ficar no quase o tempo todo. Você vai ficar no quase em um, quase em outro, porque você não teve uma preparação completa, contumaz", declarou. 

"Escolha o seu concurso de predileção, aquilo que tem a ver com você, com a sua essência, com aquilo que você quer fazer na vida, porque existe vida antes, durante e depois da aprovação. Você vai ter que escolher alguma coisa que você gosta de fazer. Não mire só no salário, não mire só no status", acrescentou.

A ideia de escolher uma área específica e focar em um concurso, segundo o especialista, tem ajudado pessoas a passar até em mais de um certame. Moreira avalia ser importante treinar fazendo outras provas, ainda que se estude com dedicação exclusiva para uma vaga específica. "Pode fazer os outros? Pode e deve. Mas você vai fazer sob menos pressão".

Outra dica do especialista para os candidatos é controlar a ansiedade. O concurseiro deve saber os trâmites do certame e ter paciência com a possibilidade de ser preciso esperar muito para ser nomeado. A tranquilidade ajuda no foco da produtividade nos estudos. 

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais