Cidadeverde.com

Com forte esquema de segurança, concurso da PM é realizado neste domingo; veja recomendações

Imprimir

As provas da primeira etapa do concurso da Polícia Militar do Piauí serão reaplicadas neste domingo (09), das 9h às 13h. O presidente do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), Pedro Junior, orienta que os candidatos levem o mínimo de coisas possíveis para o local da prova.

“O ideal é que o candidato leve apenas o documento original com foto para a sua identificação, a caneta preta ou azul, de material transparente. No máximo, pode levar uma água em uma garrafa transparente, sem rótulo. Essas medidas é até mesmo para a segurança do próprio candidato”, informou Pedro Junior.

Já o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Nouga Cardoso, disse ao Cidadeverde.com que o contingente de policiais que atuará durante a aplicação das provas aumentou de 250 para 1.000, em relação a primeira etapa do concurso que teve que ser cancelada por fraude. Além disso, algumas medidas de segurança foram tomadas, como a proibição da entrada de objetos pessoais no local da prova. 

“Foi feito esse enorme reforço de efetivos justamente para que a segurança seja ainda mais rigorosa, a fim de evitar qualquer tipo de fraude, portanto agora em vez de 250 policiais, teremos mil homens trabalhando em todo o processo de aplicação de provas”, explicou.

O maior número de policiais vai garantir a maior utilização de detectores de metais e outros aparatos de segurança, conforme esclareceu Nouga Cardoso.

Objetos e Documentos

O reitor reforçou que os candidatos só poderão entrar para fazer a avalição com o documento oficial de identificação e com caneta esferográfica azul ou preta, como determina o edital.

Pedro Júnior explicou que, para evitar tumultos para entrar nas salas, os candidatos devem evitar estar com alguns objetos pessoais como, por exemplo, relógios, bolsas, capacetes, celulares, mochilas.

“É recomendando estar com o mínimo de coisas possíveis para não dificultar a entrada na sala. Fica até chato ficar tirando isso do candidato, mas é para a própria segurança dele. É possível que dentro de uma mochila, capacete, tenha algum objeto que venha a comprometer a lisura do certame”, disse Pedro.

O presidente do Nucepe disse que até lanches  precisam ser evitados. “Todos os dias nós nos deparamos com matérias em níveis nacionais  citando situações inusitadas .Tá ficando difícil pro candidato de boa fé, que estuda para passar.  É recomendando que o candidato siga o edital e evite alguns objetos”

De acordo também com informações do edital, os candidatos tem se apresentar nos locais onde farão a prova com uma hora de antecedência.  

Vagas 

Estão sendo ofertadas 400 vagas distribuídas em vários municípios do estado. As avaliações foram elaboradas e produzidas pela Universidade Federal de Pernambuco e a aplicação do certame continua sob responsabilidade do Núcleo de Concursos e Promoções de Evento (Nucepe) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O concurso, segundo informações do NUCEPE, teve mais de 32 mil inscritos. 

Fraudes

O concurso passou por uma primeira etapa este ano, no dia 21 de maio, que teve que ser cancelada por comprovação de fraude. À época, o Nucepe e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí anunciaram que houve vazamento de cinco questões de português e no dia 22 o processo foi cancelado. 

Nessa sexta, um segurança de um shopping de Teresina foi preso suspeito de comercializar a prova de português do certame. Ele teria cobrado R$ 2 mil, além de 10 vezes mais o valor do salário do candidato que teve acesso as questões, caso seja aprovado. O valor corresponderia a mais de R$ 30 mil.

"Nós acreditados que não teremos nenhum problema neste domingo, todo a segurança foi reforçado e está tudo organizado para a aplicação da prova”, assegura o presidente da Nucepe. 

 

 

 

Lyza Freitas e Carlienne Carpaso 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais