Cidadeverde.com

O que causa irritação na pele?

Imprimir

A alergia na pele é uma reação inflamatória que pode manifestar-se em diferentes regiões da pele, como mãos, pés, boca, braços, axilas, pescoço, pernas, costas ou barriga, causando sintomas como vermelhidão, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas na pele. Além disso, em alguns casos a alergia na pele pode levar a outros problemas como angioedema alérgico por exemplo. A alergia na pele pode ter diferentes causas como alergia ao desodorante, a medicamentos, ao sol, a picadas de insectos ou mesmo ao alergia ao protetor solar, e o seu tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos anti-histamínicos como Allegra ou Loratadina por exemplo, indicados pelo dermatologista.


Os principais sintomas de alergia na pele incluem:
Coceira;
Vermelhidão;
Descamação;
Irritação;
Presença de manchas ou de bolinhas avermelhadas ou brancas.
Estes sintomas podem aparecer poucos minutos após o contato com o alérgeno, mas também podem demorar várias horas e até dias para se desenvolverem completamente. Dessa forma, deve-se tentar lembrar dos objetos ou substâncias que estiveram em contato com a região nos útltimos 3 dias, para tentar achar uma causa.
Nos casos mais graves e menos comuns, a alergia na pele pode também levar ao aparecimento de sintomas graves como dificuldade para respirar e desconforto na garganta, sendo nestes casos muito importante ir rapidamente no pronto socorro ou chamar o SAMU.

O que pode causar a alergia
A alergia na pele pode ter diversas causas, que incluem:
Picadas de insetos;
Suor;
Bijuteria;
Intoxicação alimentar;
Medicamentos ou a alimentos;
Plantas ou pelos de animais;
Roupas, cintos ou a alguns tipos de tecido como lã ou jeans;
Substâncias ou materiais irritantes como detergente, sabão de lavar roupa, produtos de beleza e cosméticos, maquiagem, shampoo, desodorante, gel de banho, sabonete, cera ou mesmo ao creme depilatório.
A alergia na pele pode-se manifestar-se causando diversos sintomas, sendo muito importante conseguir identificar a causa da alergia para que esta possa ser evitada.


Fonte: Tua Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais