Cidadeverde.com

HGV é oficializado como hospital-escola da Uespi

Imprimir

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou projeto de lei que torna hospital-escola, a maior unidade de Saúde pública do Estado, o Hospital Getúlio Vargas (HGV). O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, esclarece que o PL atende uma exigência do Ministério da Educação e que se estende a todos os municípios em que a Uespi oferta cursos da área da saúde. 

“É importante dizer que a aprovação dessa lei não se aplica apenas em Teresina e ao Hospital Getúlio Vargas e sim à toda a rede de hospitais públicos do Estado do Piauí, como o hospital de Parnaíba, Floriano e Picos, onde temos cursos de saúde. E isso vem para atender uma demanda da própria comunidade acadêmica da universidade, em consonância com o que exige o MEC para o reconhecimento dos cursos na área da saúde”, pontua o reitor. 

A proposta vinha sendo discutida desde  o ano passado. Por meio do projeto de lei nº 15/2017, os alunos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia da Uespi terão prioridade em atividades práticas a serem desenvolvidas no Hospital Getúlio Vargas, em relação aos estudantes de outras instituições. Além disso, haverá uma diretoria para tratar dos interesses acadêmicos do hospital, que será indicada pela Uespi.

O professor Jesus Abreu, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ressalta que, atualmente, a Uespi é a única universidade que utiliza o Hospital Getúlio Vargas. Ele explica que, por meio dessa lei, a Uespi terá preferência e comandará a parte acadêmica do hospital.

“Caso alguma outra universidade ocupe algum espaço no HGV, será sobre a concordância da Uespi, que sempre terá que defender seus interesses de maneira mais efetiva e mais forte”, disse o docente.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais