Cidadeverde.com

Marcelo Castro defende Lula e diz que justiça toma caminho da convicção acima das provas

Imprimir

O PMDB não impediu o deputado federal, Marcelo Castro, de sair em defesa do ex-presidente Lula no plenário da Câmara Federal. Por enquanto, o partido tem ameaçado de expulsão apenas quem votar a favor da denúncia contra o presidente Michel Temer. Em pouco mais de cinco minutos de discurso na tarde desta quinta-feira (13), o parlamentar disse que o Brasil vive um momento triste e que não poderia ficar omisso em relação à condenação de Lula, principalmente, segundo ele, quando ela acontece sem provas.

“Estamos vivendo um momento triste da vida nacional, e não gostaria de passar para história como omisso neste momento que estamos vivendo. Me refiro a condenação ocorrida ontem do ex-presidente Lula que, sem nenhuma dúvida, é um dos brasileiros que tem uma das mais ricas biografias, de uma história de luta que começou com grande dificuldade, como retirante do Nordeste que se tornou presidente da República. Não é um presidente a mais, mas um dos melhores presidentes que o nosso pais já teve em toda sua história. Mas, o que me refiro aqui, é sobre o caminho que a justiça do Brasil e o Ministério Publico do país estão tomando. Esse caminho da convicção acima das provas já esta na história como dos caminhos mais negros que a humanidade já perseguiu”, afirmou.

Marcelo Castro comparou a condenação de Lula com as práticas adotadas na época da Inquisição, onde as pessoas eram queimadas em fogueiras por supostamente estarem endemoniadas. “Quem não se lembra de Torquemada? Quem não se lembra da Santa Inquisição? Quantas pessoas foram a fogueira sem provas, mas com absoluta convicção de  que elas estavam endemoniadas e que portanto mereciam ir pra fogueira e muitos foram? Quantas injustiças não foram cometidas e é como eu vejo este momento que nós estamos vivendo com a condenação do ex-presidente Lula, sem provas e sem fatos”, declarou na tribuna da Casa.

O peemedebista questionou a acusação de que Lula seria o dono triplex no Guarujá e que toda a sociedade sabe que o imóvel não pertence a ele. “Sobre o que toda sociedade brasileira conhece sobre esse triplex:  que o Lula não morou no tríplex, não comprou, não pagou, não recebeu, não registrou, não passou escritura, não está na sua declaração de imposto de renda, pelo contrário, esta na declaração de imposto de renda da OAS. Por mais que se queira inferir, se queira fazer deduzir, que se fazer a ilação, nós não podemos sair do leito natural do direito, que rege o mundo civilizado”, disse.

Segundo Marcelo Castro, a evolução  da sociedade mundial chegou a um patamar de civilização, onde há o império da lei, do processo legal e da inequívoca apresentação de provas  para que se possa haver uma condenação. “Condenar sem provas, condenar por convicção como um procurador ter o desplante de dizer em cadeia nacional, para toda a sociedade brasileira ouvir, para os juristas ouvirem, para os estudantes de direito ouvirem um blasfêmia dessa:  de que ele não tem provas, mas que ele tem convicção”, declarou.

O deputado fez um alerta à população sobre o fato, sob pena de novas injustiças serem cometidas. “Convicção não é prova e, condenar sem prova é um caminho que a sociedade brasileira precisa estar alerta e que nós precisamos parar com isso, sob pena de cometer muitas injustiças, como eu acho que esta no caso do ex-presidente Lula, foi cometida”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais