Cidadeverde.com

Receita Federal paga 2° lote de restituição nesta segunda

Imprimir

A Receita Federal  inicia o pagamento, nesta segunda-feira (17), do 2º lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2017. Em entrevista ao Jornal do Piauí, o ex-secretário da Fazenda do Piauí, o auditor da Receita Federal Silvano Alencar, disse que o contribuinte não deve esperar para se regularizar e orientou sobre os procedimentos que devem ser tomados.

“O contribuinte não deve ficar esperando. Ele deve fazer uma consulta. Uma vez constatado alguma pendencia, procurar resolver antecipadamente. No momento que ele vai para análise de malha fiscal, ele se sujeita a uma multa de 75% do imposto devido”, afirmou.
 
Segundo Silvano, existe uma série de restrições para quem deve contribuição previdenciária ou outras contribuições sociais. “Os contribuintes estão sujeitos a penalidades caso não busquem. Quem não resolver a sua situação, terá seu CPF negativado, não terá acesso a contas bancárias e financiamentos”, disse.
 
Para consultar se você foi ou não contemplado neste lote de restituição, basta acessar o site da Receita Federal.  Já as informações sobre a malha fina, os contribuintes devem acessar o extrato do Imposto de Renda no site da Receita Federal na sessão CAC (Centro Virtual de Atendimento).
 
Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

 

Junior Andrade (especial para o Cidadeverde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais