Cidadeverde.com

Novo programa do TJ-PI criará metas individuais por unidade jurisdicional

Imprimir

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, anunciou que o Piauí irá adotar o programa de gestão por unidade jurisdicional, ou seja, cada vara ficará responsável de elaborar um planejamento estratégico onde haverá metas próprias a serem alcançadas. 

Com a implantação, que deverá ocorrer neste ano, haverá a definição e cumprimento de metas por unidade. O anunciou foi realizado durante visita técnica às comarcas de São João do Piauí e São Raimundo Nonato, nesta segunda-feira (17). Instituições como o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG) já executam programas semelhantes de maneira exitosa.

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) estima que será possível – com a ajuda desse programa - atingir a excelência do funcionamento das unidades judiciárias, com melhores condições para a execução das tarefas e o máximo rendimento com os recursos humanos e materiais disponíveis em cada uma delas. 

“Também conseguiremos um maior envolvimento entre juízes e magistrados porque eles pensarão juntos sobre como avançar em sua unidade”, acrescentou o desembargador Ricardo Gentil, ressaltando que a Corregedoria já implementou algumas metas regionais (além das metas Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça).

Ricardo Gentil ressaltou que o envolvimento de todos, juízes e servidores, especialmente dos servidores, são a “mola-propulsora do Judiciário”, afirmou.

 

Desde o início de sua gestão, o corregedor tem realizado visitas técnicas a unidades jurisdicionais de entranças intermediária e final. “Esses momentos junto aos servidores e magistrados em suas comarcas é fundamental para conhecermos o nosso Judiciário”, declarou.

Durante reunião com magistrados e servidores de cada uma das comarcas, o corregedor destacou a importância do planejamento estratégico como meio de garantir uma maior efetividade aos serviços prestados pelo TJ-PI. 

“Estamos vivendo um momento de avanços, de investimentos em tecnologia, em pessoas e em planejamento. Não podemos retroceder. Planejamento é essencial para atingirmos a efetividade tão buscada”, declarou. “É importante que juízes e servidores pensem e planejem que tipo de metas é possível atingir em sua comarca de acordo com a realidade local, como reduzir o acervo, como melhorar a produtividade”, exemplificou o corregedor.

 

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais