Cidadeverde.com

Comunidades terapêuticas denunciam preconceito e repudiam Conselho Federal

Imprimir

Representantes de comunidades terapêuticas do Brasil e do exterior reunidos em Teresina vão assinar uma carta pública nesta sexta-feira (21) condenando o preconceito contra as entidades e repudiando o Conselho Federal de Psicologia (CFP). A proposta de repúdio foi da psicóloga Marisa Lobo, que participa do Seminário Internacional sobre Drogas e é uma das coordenadoras da campanha nacional "Maconha Não". 

Marisa Lobo, que teve seu registro profissional cassado pelo Conselho Estadual de Psicologia do Paraná e depois conseguiu rever em decisão judicial, afirmou que existe um preconceito contra as comunidades terapêuticas.   

Segundo ela, há uma perseguição por parte do Conselho Federal de Psicologia as comunidades terapêuticas no País. 

"É preciso se fazer uma nota de repúdio contra as perseguições do Conselho Federal de Psicologia", disse Marisa Lobo, que foi apoiada pelo 
presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil, pastor Wellington Soares.

Ele também condenou a postura do Conselho Federal e apoiou a proposta de Marisa Lobo.

"Vamos apoiar e assinar essa carta de repúdio ao Conselho Federal de Psicologia contra o preconceito e a discriminação contra as comunidades", afirmou o pastor Wellington Soares.

Política de retrocesso

O pastor Wellington Soares afirmou que existe um retrocesso na política de combate as drogas e no tratamento aos dependentes químicos. 

"Em 2011 teve um avanço, mas está havendo um retrocesso por causa da vaidade de governos", disse o pastor.  

Ele ressaltou que o Piauí é um "nascedouros" de ideias para mudar conceitos e valores. Ele informou ainda que o Seminário Internacional sobre Drogas quer sensibilizar os governos federal, estaduais de que há possibilidade de buscar nas comunidades terapêuticas uma ferramenta para tratar a dependência química.

O presidente da Federação elogiou o governador Wellington Dias (PT) que foi um dos pioneiros em apoiar as causas das comunidades terapêuticas. Ele lembrou que na época que Wellington Dias foi senador, o petista abriu as portas dos ministérios para defender a luta dos dependentes químicos.

Programação de sexta

"O preço de um resgate" é uma palestra do artista Isaque Folha que dará inicio a programação desta sexta-feira. Em seguida terá a mesa "Descriminalização das drogas no Brasil: uma solução adequada?", com Sérgio Fernando Harfouche. Depois o juiz Almir Tajra participará da palestra "Descriminalização: usuários de drogas ilícitas, crime, encarceramento: uma relação complexa". 

À tarde haverá relatos de histórias reais de recuperação com o americano Lancey Godsey, dos Estados Unidos.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais