Cidadeverde.com

Homem é atingido com golpe de faca em parque de diversões em Oeiras; adolescente é suspeito

Foto: Reprodução/Google Maps 

Um homem foi atingido com um golpe de faca na região do peito em um parque de diversões no último domingo (14), na cidade de Oeiras (a 313 km de Teresina). Segundo informações da Polícia Civil, o autor do ataque seria um adolescente.

Ainda de acordo com a polícia, o jovem teria um envolvimento com a irmã da vítima. Por não aceitar a relação, os dois tiveram uma desavença.

“A vítima estava tentando afastar o autor da irmã. A desavença foi por causa disso”, explicou o delegado Luciano Santana.

O homem foi socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras. Seu estado de saúde é estável.

O caso segue em investigação na Polícia Civil.

“Vamos ver as medidas que vamos adotar com o adolescente”, acrescentou o delegado.

 

Da Redação 

Saúde abre campanha de vacinação contra Influenza em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras realizou nesta terça-feira, 02, a abertura oficial da campanha de vacinação contra a Influenza (Gripe), no Clube da Melhor Idade. O momento contou com a presença do prefeito José Raimundo; da secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira; e da secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo.

A imunização é realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde desde 21 de março, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das zonas urbana e rural do município, contemplando os grupos prioritários da vacinação, que nesta etapa são: idosos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas e crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade.

O imunizante estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para se vacinar, é preciso comparecer à sua UBS de referência portando o documento de identificação, cartão de vacina e cartão do SUS.

Milhares de fiéis devem participar da tradicional Procissão do Fogaréu em Oeiras nesta quinta (28)

  • FB_IMG_1711658807423_(1).jpg Valdete Martins
  • FB_IMG_1711658786802_(1).jpg Valdete Martins
  • FB_IMG_1711658790979_(1).jpg Valdete Martins
  • WhatsApp_Image_2024-03-28_at_19_07_51.jpeg Valdete Martins
  • FB_IMG_1711658834434_(2).jpg Valdete Martins

Por Roberto Araujo

A tradicional Procissão do Fogaréu acontece na noite desta quinta-feira (28) em Oeiras, localizda a 287 km de Teresina. A expectativa da Diocese de Oeiras é que dezenas de milhares de fiéis participem do ato. 

O cortejo é feito apenas por homens, com velas nas mãos.  Ela rememora o momento em que os soldados romanos foram a procura de Jesus Cristo para prendê-lo e crucificá-lo. A expectativa é que pelo menos 10 mil homens participem do cortejo, mas o público geral no centro histórico deve passar de 40 mil pessoas, segundo os organizadores.

A programação da Quinta-feira Santa em Oeiras teve início às 17h com a Missa Solene da Ceia do Senhor com a Cerimônia do Lava-Pés e trasladação do Santíssimo Sacramento. A previsão é que a procissão do fogaréu inicie às 21h, com o tradicional Sermão do Fogaréu.

Leia também: "Não são só dias de lazer, mas de oração", diz arcebispo de Teresina sobre Semana Santa; veja programação

Procissão de Bom Jesus dos Passos leva dezenas de milhares de fiéis às ruas em Oeiras

  • WhatsApp_Image_2024-03-22_at_18_26_28.jpeg Matheus Nunes Rêgo
  • WhatsApp_Image_2024-03-22_at_18_26_29_(1).jpeg Matheus Nunes Rêgo
  • WhatsApp_Image_2024-03-22_at_18_26_29_(2).jpeg Matheus Nunes Rêgo
  • WhatsApp_Image_2024-03-22_at_18_24_50.jpeg Matheus Nunes Rêgo
  • WhatsApp_Image_2024-03-22_at_18_26_23.jpeg Matheus Nunes Rêgo
  • WhatsApp_Image_2024-03-22_at_18_26_25_(1).jpeg Matheus Nunes Rêgo
  • WhatsApp_Image_2024-03-22_at_18_26_25.jpeg Matheus Nunes Rêgo
  • WhatsApp_Image_2024-03-22_at_18_26_26.jpeg Matheus Nunes Rêgo
  • WhatsApp_Image_2024-03-22_at_18_26_27.jpeg Matheus Nunes Rêgo
  • WhatsApp_Image_2024-03-22_at_18_26_29.jpeg Matheus Nunes Rêgo

Por Roberto Araujo

Dezenas de milhares de fiéis foram às ruas de Oeiras, cidade localizada a 280 km de Teresina, para a tradicional procissão de Bom Jesus dos Passos nesta sexta-feira (22). A procissão teve início por volta das 16h30 e representa a via sacra em um estilo próprio oeirense. São sete passos. Cada um deles representa duas estações e são cuidados por famílias da cidade. Cada uma enfeita os caminhos com as flores próprias do Bom Jesus dos Passos.

A procissão atrai, além dos fiéis de Oeiras, visitantes de todas as partes do Piauí e até de outros estados. A tradição é marcada pelas capelas de Passos pelo percurso, onde são abertas apenas durante a romaria de Bom Jesus dos Passos, ocasião em que são enfeitadas com flores para receber as visitas dos romeiros.

A data marca o início da programação da Semana Santa em Oeiras, a Capital da Fé, na sexta-feira que antecede à Sexta-feira da Paixão. Oeiras é reconhecida pela religiosidade e atividades durante este período. A programação desta sexta contou que uma missa na Igreja do Rosário, às 7h, Confissão Auricular dos Romeiros, às 8h, Missa na Catedral, às 9h e o Terço ao Bom Jesus dos Passos na Igreja do Rosário, às 15h.

Vaqueiro e jumento morrem eletrocutados na zona rural de Oeiras

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Imagem Ilustrativa

Por Bárbara Rodrigues

Um vaqueiro e um jumento morreram eletrocutados na quarta-feira (20) no povoado Buriti do Rei, na zona Rural de Oeiras, a 310 km da cidade de Teresina.

O vaqueiro estava montado no jumento, quando o animal acabou tocando em um fio de alta tensão que estaria no chão, e os dois foram eletrocutados. Uma equipe do Samu chegou a ser acionada, mas o vaqueiro morreu ainda no local. O animal também não resistiu aos ferimentos e morreu.

Com o acidente, o fornecimento de energia elétrica chegou a ser suspenso no local.

Em nota a Equatorial informou que vai apurar o que aconteceu e disse que está prestando apoio para a família da vítima. Destacou ainda que uma equipe já foi ao local restabelecer a energia ao povoado.

“A Distribuidora lamenta o ocorrido, se solidariza com os familiares e esclarece que está em contato com parentes da vítima para prestar todo o suporte necessário. A empresa enviou uma equipe ao local para recompor a rede elétrica e restabelecer o fornecimento de energia no povoado. A Equatorial informa que está contribuindo com a apuração para identificar as causas do acidente”, informou a empresa.

Confira a nota da Equatorial na íntegra:

A Equatorial Piauí informa que tomou conhecimento de um acidente com vítima fatal envolvendo a rede elétrica na zona rural de Oeiras, no povoado Buriti do Rei, nesta quarta-feira (20). A Distribuidora lamenta o ocorrido, se solidariza com os familiares e esclarece que está em contato com parentes da vítima para prestar todo o suporte necessário.

A empresa enviou uma equipe ao local para recompor a rede elétrica e restabelecer o fornecimento de energia no povoado. A Equatorial informa que está contribuindo com a apuração para identificar as causas do acidente.

 

Motorista de caminhão morre eletrocutado ao tocar em cerca de arame farpado energizada

Foto: reprodução WhatsApp

Um motorista de caminhão morreu eletrocutado ao tocar em uma cerca de arame farpado energizada. O caso ocorreu neste sábado (16), no povoado Caldeirões, zona Rural de Oeiras, no interior do Piauí. Franciel Pereira de Sousa Silva, 28 anos, trabalhava em uma construtora e tentou abrir uma cancela, no meio do caminho, para entrar com o veículo e pegar aterro para uma obra. 

"Ele tentou abrir uma cancela improvisada com madeira e arame farpado para entrar com o veículo, só que estava energizada e ele veio a óbito", informaram militares. 

O Cidadeverde.com apurou que uma mulher também sofreu um choque ao se aproximar da vítima. 

A cerca de arame farpado teria sido energia irregularmente por um morador conduzido pela Polícia Militar à delegacia de Oeiras. 

Testemunhas contaram ao Cidadeverde.com que ele teria realizado uma gambiarra e feito a ligação direto na tomada de casa, supostamente, para evitar que crianças entrassem em sua propriedade, bem como impedir furto de galinhas.

A vítima trabalhava como motorista de caçamba e deixa três filhos menores. A tragédia gerou uma comoção na localidade rural e revolta da população que ameaçou incendiar a casa do morador apontado como autor da gambiarra. 

Equipes do Deolindo Couto e UPA de Oeiras recebem qualificação

Foto: Ccom

Profissionais da UPA e hospital de Oeiras recebem capacitação sobre suporte avançado de vida cardiovascular O objetivo é qualificar os profissionais que fazem parte dos serviços de saúde pública do estado, dando mais qualidade e resolutividade ao atendimento prestado à população.

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Hospital Regional Deolindo Couto e na UPA de Oeiras participaram de um treinamento sobre Suporte Avançado de Vida Cardiovascular, Adulto e Pediátrico.

O objetivo é qualificar os profissionais que fazem parte dos serviços de saúde pública do estado, dando mais qualidade e resolutividade ao atendimento prestado nas unidades de saúde. Além disso, visa proporcionar uma assistência à saúde segura e de qualidade a toda a população do Vale do Canindé.

A capacitação faz parte do planejamento do Governo do Piauí que, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vem ofertando cursos de qualificação para profissionais da área, nas modalidades teórico, por educação à distância, e prático, por capacitação presencial, através do Programa de Educação Continuada da Sesapi.

A diretora do Hospital Regional Deolindo Couto, Tays Emanuelly, destaca a importância do processo de capacitação dos profissionais através da educação continuada, visando à melhoria e à qualidade na assistência de saúde aos pacientes usuários do SUS.

“Através da educação, conseguimos envolver várias atividades, promovendo cada vez mais uma assistência à saúde segura e de qualidade, ampliando a resolutividade e priorizando o bem-estar dos nossos pacientes”, destaca a diretora.

Para o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, os cursos são essenciais para a melhoria da assistência prestada no Piauí.

“Um dos focos da atual gestão é melhorar cada vez mais os serviços aos quais os piauienses têm acesso nos hospitais da rede estadual. Dessa forma, estamos garantindo reformas e equipamentos mais modernos para nossas unidades de saúde, bem como profissionais mais qualificados para que ocorra um atendimento mais humanizado e resolutivo”, fala o superintendente Dirceu Campêlo.

Ccom

Empresa é multada em operação contra perfuração irregular de poços

Fotos: Ascom/Semarh 

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou nesta quarta-feira (13) a operação Água Legal na região de Picos e Oeiras. O objetivo da ação foi fiscalizar o uso irregular dos recursos hídricos, através da perfuração de poços sem autorização do órgão ambiental.

Na operação, uma empresa foi multada e uma máquina de perfuração apreendida. A ação deve percorrer várias cidades do estado. 

A Semarh informou ainda que não é possível regularizar poços perfurados sem autorização ambiental. Além disso, está proibida a perfuração de poços tubulares e a concessão de outorgas para captação subterrânea de água em área urbana, para uso residencial.

“A fiscalização é essencial para a preservação dos corpos hídricos do Estado, sendo que poço só pode ser perfurado com autorização prévia do órgão ambiental”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira.

A lei 9.433/97, que trata sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, tipifica essa conduta como infração às normas de utilização de recursos hídricos. Quem descumprir a Lei está sujeito a multas que variam de R$ 100 a R$ 50 milhões, de acordo com a gravidade da infração.

A norma prevê, ainda, que edificações urbanas devem obrigatoriamente receber água por uma conexão com redes públicas de abastecimento e de esgotamento sanitário disponíveis.

 

Da Redação 

Oeiras inaugura CMEI para atender mais de 150 crianças

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, entregaram para a população oeirense, na manhã de sábado, 02, o Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Alina Nunes. Localizado no Bairro Canela, o espaço é dedicado ao cuidado, aprendizagem e desenvolvimento infantil e atenderá, em tempo integral, mais de 150 crianças, de 01 a 05 anos de idade.

Para a construção da creche foram investidos mais de R$ 2 milhões, com recursos próprios da Educação Municipal. “Sem sombra de dúvidas, essa é a maior obra da nossa gestão, que fizemos com recursos próprios da Educação do município. Nos desafiamos: vamos fazer e vamos entregar à sociedade oeirense”, enfatiza o prefeito.

“Só se transforma vidas através da Educação. Temos orgulho de sermos os melhores da Educação no Estado do Piauí e porque não dizer do Brasil. Que este momento sirva como norte para que nossas vidas tenham mais segurança no futuro”, acrescenta Zé Raimundo.

A solenidade de inauguração contou com a presença de dezenas de moradores do Bairro Canela, de secretários municipais, servidores públicos, vereadores, além do deputado federal, Átila Filho; deputado estadual, Bessah; do líder político, B.Sá; e de familiares da homenageada.

O CMEI leva o nome de Alina Rosa Ferraz Nunes Ferreira de Carvalho, professora com destacado envolvimento com a educação pública e em ações solidárias no município de Oeiras.  “Este é um presente que a municipalidade está entregando para as crianças e o povo de Oeiras. Agradeço como cidadão e como filho da dona Alina, mas, sobretudo, como cidadão”, afirma Marco Santana, ao agradecer pela homenagem prestada à sua mãe.

A secretária municipal de Educação ressalta que este é o primeiro CMEI em tempo integral inaugurado em Oeiras, com funcionamento das 8h às 16h. “É aqui neste centro educacional que estamos plantando as sementes que germinarão em mentes brilhantes, em corações generosos, em seres humanos capazes de fazer a diferença. É nossa responsabilidade, como professores, educadores e comunidade oferecer a todas as crianças o melhor ambiente, ferramentas, atenção e amor”, celebra a professora Tiana Tapety.

Com uma estrutura ampla e moderna, a nova creche municipal possui uma estrutura ampla e moderna, dotada de salas de aulas climatizadas, refeitório, cantina, anfiteatro, espaços para sonecas, banheiros, jardins e hortas. 

Ascom

Grave acidente entre ambulância e carro deixa um morto e dois feridos

  • 1.jpeg Reprodução/ Internet
  • 2.jpeg Reprodução/ Internet
  • 3.jpeg Reprodução/ Internet
  • 4.jpeg Reprodução/ Internet
  • 5.jpeg Reprodução/ Internet

Atualizada às 8h12 desta quinta-feira (22)

Por Roberto Araujo

Um acidente envolvendo uma ambulância e um carro de passeio deixou uma pessoa morta na PI-143 entre Oeiras e Colônia do Piauí na tarde desta quarta-feira (21). A vítima, identificada como Josimar Sousa Reis, era o motorista da ambulância.

De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor dirigia a ambulância da cidade de Bela Vista do Piauí, que estava sem pacientes sendo transpotados ou outros passageiros.

Segundo informações repassadas pelo Tenente Marcone, comandante do 1° subgrupamente do Corpo de Bombeiros de Oeiras, os dois motoristas ficaram presos as ferragens após o acidente. O motorista do carro de passeio, Erisvaldo de Sousa Azevedo, de 27 anos, foi resgatado com vida, com um corte e uma pancada na cabeça. Após ser retirado das ferragens foi levado pelo Samu para receber atendimento em Oeiras. 

 

 

A passageira, Edjaelma Maria da Silva Santos, de 23 anos, também foi socorrida pelo Samu, com uma fratura na clavícula.

Ainda de acordo com Corpo de Bombeiros, o corpo de Josimar até as 21h permanecia no local do acidente aguardando a perícia e a remoção pelo Instituto de Medicina Legal – IML.

A Polícia Militar afirmou que ainda não é possível precisar a dinâmica do acidente

Posts anteriores