Cidadeverde.com

Apontados como presidenciáveis, Lula e Doria vivem de embates

Imprimir

Crítico ferrenho do PT, o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) não economiza críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também tem o tucano como alvo.

Apontados como potenciais presidenciáveis em 2018, os dois já protagonizaram embates e ofensas. Na semana passada, Lula disse que o Doria "não é nada" e o prefeito rebateu dizendo que que "o nada ganhou do Haddad no primeiro turno". 

Os atritos com o petista não são os únicos do tucano com um possível candidato a 2018, que também já se indispôs algumas vezes com Ciro Gomes (PDT).

Ainda em campanha para a prefeitura, em setembro do ano passado, Doria disse que o ex-presidente Lula tem "contas a pagar". À época, o tucano foi questionado sobre a reação do petista após ser denunciado criminalmente pela Lava Jato. "Tudo aquilo que a Justiça faz, com amplo direito de defesa, faz bem feito. (O ex-) presidente Lula tem contas a pagar e vai responder por isso", declarou.

Antes da eleição, Lula disse que São Paulo corria o risco de eleger um "aventureiro" assim como o ex-presidente Fernando Collor, que teria surgido "do nada". 

Embora sem citar diretamente Doria, a declaração incomodou o prefeito. "O Lula sabe quem em algum momento vou visitá-lo em Curitiba. Farei minha homenagem a ele", rebateu o tucano.

Em evento do PT em maio deste ano, o prefeito de São Paulo foi alvo de ataques do ex-presidente. Lula chamou o tucano de “coxinha” e “almofadinha”. “Um coxinha ganhou as eleições em São Paulo se fazendo passar por 'João Trabalhador'. Se alguém encontrar com ele pergunte se já teve uma carteira assinada na vida”, afirmou o petista.

No dia seguinte da oitiva do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro, Doria voltou a atacar o petista. Chamou o depoimento de "lamentável" e disse que isso "mostra que cada vez mais ele (Lula) se apresenta como o maior mentiroso que este País já viu".

O prefeito publicou dois vídeos logo após a condenação de Lula dada pelo juiz Sérgio Moro. Comemorando a sentença do magistrado, o prefeito disse que a "justiça foi feita" e avaliou que esta é "apenas" a primeira condenação de Lula - que é réu em mais quatro ações da Lava Jato.

Na última semana, enquanto o ex-presidente aproveitou o palanque em Diadema, para provocar os “coxinhas”, Doria usou o microfone em São Bernardo do Campo para chamar Lula de “mentiroso”, “sem vergonha” e a presidente cassada Dilma Rousseff de “anta”. “Quero saber onde estão os coxinhas agora depois do Temer governando este País. Cadê as panelas?", questionou Lula. 

Já Doria voltou o discurso para 2018. “O PT pensa que pode voltar, mas a maioria silenciosa vai ter a oportunidade de manifestar sua posição em 1.° de outubro de 2018. É no voto que nós vamos ganhar do PT.” 

Fonte: Estadão

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais