Cidadeverde.com

Conselheiros tutelares pedem a interdição do abrigo feminino da Sasc

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2017-07-25_at_17.43_.34_.jpg Divulgação
  • WhatsApp_Image_2017-07-25_at_17.43_.34_(4)_.jpg Divulgação
  • WhatsApp_Image_2017-07-25_at_17.43_.34_(2)_.jpg Divulgação
  • WhatsApp_Image_2017-07-25_at_17.43_.34_(1)_.jpg Divulgação

Representantes do Conselho Tutelar de Teresina realizaram, na tarde desta terça-feira(25), uma inspeção nos abrigos que atendem adolescentes e jovens de 12 a 18 anos em Teresina.  Os conselheiros determinaram que um abrigo feminino, localizado no bairro Saci, em Teresina, seja interditado devido às más condições de estrutura do local. O abrigo é de responsabilidade da Secretária de Assistência Social e Cidadania do Estado (Sasc).
 
"Tanto os adolescentes estão inseguros como os funcionários que trabalham no local. Lá só tem duas funcionárias mulheres que fazem a segurança do local. O muro que cerca o abrigo é baixo e as jovens fogem quando bem entendem. A estrutura está em péssimas condições", conta o conselheiro Djan Moreira, do IV Conselho Tutelar.

Além disso, o banheiro está em situação precária, portas enferrujadas e bancos na área externa sem condições de assento. 
 
Segundo o conselheiro, os adolescentes que são acolhidos pelos abrigos passam por alguma situação de risco. "Quando o jovem está passando por uma situação de negligência familiar, agressão sexual ou outra situação é encaminhada pelo Conselho Tutelar ou pela Justiça da Infância e Juventude para um dos abrigos", contou o conselheiro.
 
Os conselheiros tutelares de Teresina, Djan Moreira, Socorro Arrais e Antônio Vieira visitaram ainda mais dois abrigos, um masculino e a Casa de Punaré, ambos localizados na zona Norte.
 
Ainda de acordo com o conselheiro, o abrigo masculino, que ficava no bairro Aeroporto, foi interditado e os jovens foram enviados para outra casa, de responsabilidade da Sasc, mas há tempos não recebem jovens. "Um dos motivos dessa inspeção é averiguar porque esse abrigo não vem acolhendo mais jovens", afirmou.

"Nós vamos sugerir para o Ministério Público e a juíza da infância, doutora Maria Luiza a interdição do abrigo feminino. Temos uma audiência marcada para a próxima quinta-feira(27) com o Ministério Público. Vamos levar essas reivindicações e cobrar melhorias para os abrigos que atendem nossos jovens", disse Djan.

Nota da Sasc

O Governo do Estado informa que já está ciente das necessidades de melhorias nos abrigos gerenciados pela Sasc. 

No caso do masculino, já há uma atuação para o funcionamento pleno e em boas condições para realizar o atendimento, uma vez que o espaço já está adequado para funcionamento, faltando apenas ajustes internos e distribuição de pessoal. 

Quanto o abrigo feminino, um levantamento está sendo feito para definir custos para uma reforma e, logo após, definição orçamentária para viabilização da obra.


Andrade Júnior (Especial para Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais