Cidadeverde.com

Orquestra Sinfônica de Teresina recebe músico alemão para intercâmbio

Imprimir

O músico alemão Dominik Lang chegou em Teresina para mais um período de intercâmbio entre a Orquestra Sinfônica de Teresina e a Niederrheinische Sinfoniker, de Mönchengladbach (Alemanha). Lang ficará 1 mês integrado a OST, oportunidade na qual compartilhará experiências, participará de concertos como timpanista e gravará algumas de suas composições com os músicos locais.
 
Lang desembarcou na cidade acompanhado de Célia do Bomfim, piauiense que mora há 18 anos na Alemanha, pessoa responsável por iniciar os contatos entre as duas orquestras. Desde o início do projeto, o maestro Aurélio Melo e o percussionista Gilson Fernandes já viajaram para Mönchengladbach, e a OST recebeu, no ano passado, a violinista ucraniana Tatjana Cherepashchuk.
 
Para o maestro Aurélio Melo, o intercâmbio é de importância fundamental não só para o desenvolvimento técnico dos músicos piauienses, mas também para o aprendizado em relação à postura profissional característica dos músicos europeus. Nesses aspectos, a experiência com a presença de Cherepashchuk já deixou os primeiros frutos, e o objetivo agora é dar continuidade. 
 
Ao mesmo tempo, Lang terá a oportunidade, como percussionista, de conhecer e aprender sobre a diversidade rítmica brasileira, fato que ele destacou em sua chegada. Uma das oportunidades de aprendizado já acontece nesse fim de semana, quando o alemão tocará tímpano em músicas tipicamente nordestinas. A Orquestra Sinfônica de Teresina viaja para São Raimundo Nonato, onde apresenta a Cantata Gonzaguiana no encerramento da Ópera da Serra da Capivara, primeiro trabalho com a participação de Lang junto a OST.
 
Além dos concertos já programados, a Orquestra Sinfônica de Teresina e o Palácio da Música preparam ainda um recital focado em percussão liderado por Dominik Lang e com participação dos músicos locais. O evento acontecerá na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h, no Palácio da Música, com entrada franca.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais