Cidadeverde.com

CNH digital vai reduzir burocracia, avalia diretor do Detran-PI

Imprimir

Foto: Pablo Cavalcante/Rádio Cidade Verde

O Conselho Nacional de Trânsito aprovou a criação da carteira de habilitação, que começará a valer em fevereiro de 2018 e terá o mesmo valor do documento impresso. Em entrevista ao Cidade Verde Notícias desta quarta-feira (26), o diretor de habilitação do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Sandro Alves, explicou como será a implantação da novidade. 

"A carteira digital vem para desburocratizar o que acontece hoje. (...) Com a carteira eletrônica você terá a possibilidade de circular em qualquer lugar do país", disse Alves, explicando que a medida ajuda em casos de perda ou extravio do documento impresso. Ele lembra que hoje é necessário registrar um boletim de ocorrência em caso de furto ou roubo, mas o registro da denúncia da polícia não elimina a necessidade da carteira nacional de habilitação. 

Na entrevista para a Rádio Cidade Verde, o diretor adiantou que qualquer usuário que já tenha a carteira impressa terá a opção do documento em versão digital, que passará por testes após o desenvolvimento de um aplicativo próprio. 

Dirigir sem o documento pode implicar em três pontos na carteira, multa de R$ 88,38 e apreensão do veículo. 

Atualmente, 4 a 5 mil habilitações são emitidas por semana em todo o Piauí, segundo o diretor do Detran-PI. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais