Cidadeverde.com

Procissão das Sanfonas homenageia 70 anos de Asa Branca

Imprimir
  • sanfona9.jpg Júnior Andrade
  • sanfona8.jpg Júnior Andrade
  • sanfona7.jpg Júnior Andrade
  • sanfona6.jpg Júnior Andrade
  • sanfona5.jpg Júnior Andrade
  • sanfona4.jpg Júnior Andrade
  • sanfona3.jpg Júnior Andrade
  • sanfona2.jpg Júnior Andrade
  • sanfona1.jpg Júnior Andrade

A música Asa Branca, de autoria do rei do baião Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, foi homenageada nesta quarta-feira (2) na 9ª edição da Procissão das Sanfonas. O evento tradicional em Teresina marca o aniversário de morte de Gonzagão, que faleceu no dia 2 de agosto de 1989.

Asa Branca foi composta em 3 de março de 1947 e completou este ano 70 anos. A canção relata a seca no Nordeste e uma das mais marcantes na carreira de Luiz Gonzaga. 

"A cada edição o sucesso se repete. É um momento para que os sanfoneiros confraternizem e também um momento para enaltecer a nossa rica cultura e a história de Luiz Gonzaga”, afirma o cantor Gonzaga Lú, um dos organizadores do evento e integrante da Colônia Gonzaguiana.

A procissão saiu da Igreja de Nossa Senhora das Dores por volta das 16h30 e percorreu as principais ruas do Centro até o Museu do Piauí. Já são 28 anos sem o rei do baião. A cantora Adenayane Mariz, de 26 anos, está na Colônia Gonzaguiana há 3 anos e desde então tem descoberto a paixão pela música e pela cultura regional. 

“Hoje a inspiração foi maior. Peguei a sanfona e vim prestigiar essa procissão linda. Faz pouco tempo que toco sanfona, mas desde pequena sou apaixonada”, disse.

O jovem sanfoneiro João Pedro, de 13 anos, faz parte do grupo há 2 anos e encontra na música de Luiz Gonzaga sua inspiração para tocar.  "É muito bom participar dessa homenagem para Luiz Gonzaga. Ele tinha uma sensibilidade muito grande com a sanfona. As músicas dele são uma inspiração pra mim", disse.

Participaram do evento grupos de música, bonecos de olinda que representavam Luiz Gonzaga, Lampião, Padre Cícero, além de artistas de teatro fantasiados de palhaços e populares.

Este ano, a procissão reuniu cerca de 40 sanfoneiros, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Júnior Andrade (Especial para o Cidadeverde.com)
Hérlon Moraes (Da Redação)
redaçã[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais