Cidadeverde.com

Estação das Flores e Artes realiza o 1º Sarau na Linha neste sábado (5)

Imprimir
  • carla44.jpg
  • carla11.jpg
  • carla10.jpg
  • carla9.jpg
  • carla8.jpg
  • carla7.jpg
  • carla6.jpg
  • carla5.jpg

Seguindo a proposta de sensibilizar e envolver a comunidade do entorno da Estação Ferroviária de Timon, o coletivo Estação das Flores e Arte realiza neste sábado (5) o 1º Sarau na Linha. A ideia é unir arte, poesia, incentivar a cultura e relacionar imagens poéticas à prática e entretenimento de empinar pipas, ou papagaios, como também chamamos em nossa região. Lembrando o poeta Manoel de Barros, ao que parece, os meninos do  coletivo pensam em “renovar o homem usando borboletas”.

O “1º Sarau na Linha”, busca o diálogo sobre o uso de materiais adequados para a prática e confecção de pipas, bem como atua como ferramenta pedagógica em prol da construção de uma consciência ecológica voltada para a preservação e convivência harmoniosa entre as pessoas e o território.

O Festival de Pipas e Poemas, que acontece neste próximo dia 05/08 (sábado), das 8 às 12 horas,no pátio da Estação Ferroviária de Timon, teve inicio com a Oficina de Pipas realizada no dia 26 e 27/07, por jovens da comunidade, para as crianças que frequentam as atividades do Estação das Flores e Artes. Durante a oficina foram construídas 17 pipas e todas as crianças presentes receberam a sua. 

As inscrições que estão acontecendo dia 03 e 04/08 e das 8 h às 9h do dia do Festival. Durante o evento todos os inscritos iram receber mudas de plantas frutíferas e sombrosas e ocorrerá plantação de mudas no entorno da estação, como gesto da importância do meio ambiente e de se preservar o mesmo. 

"Estamos bastante felizes com esta nova iniciativa", relata Jairo Araújo, membro do coletivo e coordenador do festival de pipas. "Iniciamos contato direto com os adolescentes e jovens, um público diferenciado, que frequentam muito outros territórios, no geral tomados pelos meios de comunicação de massa, mas que podem enriquecer diálogos e consolidar em definitivo as propostas da ocupação". 

O período dos ventos de maio a julho, com a prática milenar e encantadora de empinar pipas, motivou a aproximação com a nova moçada, que também vem se apropriar do espaço que é seu e que deve tratar com responsabilidade. Mobilizar e integrar crianças, jovens e idosos da região da Estação Ferroviária de Timon, é o maior dos objetivos do “1º Sarau na Linha – Festival de Pipas e Poemas Estação das Flores”.

Segundo Carla Senna o projeto  que já trabalha com incentivo á leitura , resolveu aliar atividades do brincar de criar e empinar pipas, além de ser uma importante ferramenta de lazer e recreação. além de ser uma poderosa ferramenta pedagógica, podendo ser usada para sensibilizar sobre meteorologia, artes plásticas, artesanato, comunicação visual, e até geografia e história. 

"Ao fazer uma pipa, o individuo também trabalha com os fatores psicomotores, destacando-se a lateralidade, coordenação visiomotora, esquemas corporais e equilíbrio. Construir e empinar pipas envolve ainda uma grande quantidade de conceitos matemáticos e físicos”. 

"Ao trabalharmos as questões de caráter público, é fundamental que pensemos e dialoguemos sobre os direitos, os cuidados e a liberdade dos outros. Esta é uma realidade que, em muitos casos, acaba por trazer sérios danos para o meio ambiente e para as pessoas de um modo geral, devido,especialmente, ao uso das linhas cortantes com cerol, muito utilizadas pelas crianças e adolescentes, que tem o habito de empinar pipas,  queremos mostrar os perigos do uso do cerol, que será abordada pelo corpo de bombeiros durante o evento", ressaltou Carla Senna. 
 
O Festival conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Timon, Secretarias de Limpeza Pública de Timon, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Unidade Escolar Firmo Sobreira.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais