Cidadeverde.com

Festival de Tambozeiros de Teresina acontece neste sábado (05)

Imprimir


Foto: divulgação

Acontece neste sábado (05) o I Festival de Tambozeiros de Teresina no Parque Lagoas do Norte, a partir das 19 horas. O evento terá a apresentação de dez grupos inscritos e o resultado final será apresentado no dia 19 de agosto na Ponte Estaiada, durante a 5ª edição do Cultura Negra Estaiada na Ponte.

 Serão treze jurados avaliando a desenvoltura dos grupos e a grande espera será pelo Mestre Bita do Barão, que irá presidir a mesa. 
 
Segundo Ingrid Silva, Conselheira Nacional de Política Cultural representando a cultura Afro-Brasileira dentro do Ministério da Cultura e produtora do festival, o dia será repleto de emoção para todos que fazem parte da cultura negra e religião. "Estamos ansiosos pela realização do concurso, ficamos gratos pela receptividade do concurso no município e pela procura na hora das inscrições. Então, acreditamos que esse sábado será um momento marcante para nossa cultura e para próximos passos que virão", disse. 
 
Cada grupo de Tambozeiro poderá ser composto por no máximo sete membros e terão até trinta minutos de apresentação. A premiação será para os três primeiros colocados. O primeiro lugar irá receber o valor de R$ 3.000,00, o segundo lugar o valor de R$ 2.000,00 e o terceiro lugar recebe um kit de atabaques.
 
O festival tem como objetivo resgatar as manifestações culturais dos Povos de Matrizes Africana. É um realização da Prefeitura de Teresina e Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) em parceria com o Programa Lagoas do Norte, Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB), Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (SASC) e Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST).

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais