Cidadeverde.com

Governo fixa critérios para concessão de bolsas da Universidade Aberta

Imprimir

O decreto nº 17.306, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (08), fixa os critérios para concessão de bolsas aos professores, coordenadores e tutores da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), cujos valores variam de R$ 765 a R$ 1.500. A equipe será responsável pela execução do projeto pedagógico de uma das principais iniciativas de interiorização do ensino superior no Piauí, com três mil vagas no curso de Administração para 60 municípios.

As aulas serão ministradas por professores qualificados em cada área e transmitidas via satélite por meio do Canal Educação para os polos de apoio, com atividades presenciais a cada 15 dias, sempre aos sábados. Os profissionais interessados em trabalhar como professores ou tutores devem aguardar a publicação de edital específico para a seleção de bolsistas.

O secretário de Governo, Merlong Solano, destaca a importância do investimento feito na Universidade Aberta. “Por meio dessa iniciativa, estamos criando oportunidades reais para que milhares de piauienses possam continuar os estudos. Em muitos casos, estamos falando de pessoas que não teriam a menor condição de fazer um curso superior”, destaca Merlong.

Atribuições

O decreto dispõe ainda sobre as atribuições das entidades parceiras integrantes da Universidade Aberta do Piauí. Dentre as responsabilidades da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está a implantação e manutenção dos polos para realização das atividades presenciais e a disponibilização da ferramenta de mediação tecnológica, o Canal Educação, com infraestrutura física e de pessoal, composta por estúdios e equipamentos, unidade móvel de transmissão, pontos de recepção e equipamentos de interação.

A elaboração dos projetos pedagógicos, coordenação e execução das atividades da Uapi, disponibilização do ambiente virtual de aprendizagem e certificação da conclusão dos cursos estão a cargo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Compete à Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) a seleção dos bolsistas conforme titulação mínima exigida e o pagamento das bolsas.

Mais de 9 mil pessoas se inscreveram para o primeiro vestibular da Uapi, cuja prova foi aplicada no domingo (06). O resultado final será divulgado até o dia 30 de agosto e as aulas deverão ser iniciadas a partir do próximo mês.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais