Cidadeverde.com

Casa da Gestante acolhe mães com gravidez de alto risco

Imprimir

Foi há cerca de um mês que Lourdes Pereira, 25 anos, grávida de oito meses, chegou à Casa da Gestante, Bebê e Puérpera de Teresina, a 800 metros da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Estava preocupada com a sua bebê, Maitê Vitória, que ameaçava nascer antes da hora e triste por estar longe da família que tinha ficado em São João do Piauí.

Mas, logo sentiu alívio ao receber o acolhimento humanizado por parte da psicóloga e da enfermeira que a receberam. “Meu ultrassom acusou perda de líquido, fui internada para repetir o exame. Quando ficou tudo bem, eles me transferiram para cá. Fui muito bem recebida por uma equipe excelente que conversam com a gente, verificam minha pressão e o batimento cardíaco da minha filha, isso alivia a gente”, desabafou Lourdes.

“A Casa é uma unidade de cuidado peri-hospitalar, são unidades de atenção ao parto e nascimento, que acolhe e orienta as usuárias que necessitam de acompanhamento médico, mas não precisam estar internadas numa unidade hospitalar”, explica a coordenadora Anna Ruth Maranhão.

Como uma das ações da Rede Cegonha, de cuidados à mãe e ao bebê, a estrutura da Casa da Gestante tem capacidade de receber até 20 pacientes e é formada por sete quartos com no máximo três leitos cada, seis banheiros, varanda, sala de estar, cozinha, consultório, escritório e quintal. As hóspedes são acompanhadas por equipe formada por enfermeira, técnico de enfermagem, segurança policial e motorista, com carro exclusivo, 24 horas por dia e ainda médico de sobreaviso.

A alimentação é realizada em seis refeições diárias, fornecidas pela Maternidade. Também vêm de lá o apoio de profissionais como o médico diarista, nutricionista e assistente social. Na rotina, saídas para consultas, exames e retirada de leite para os bebês.

Ana Vieira, 25 anos, recém-chegada na Casa, vinda do povoado Baixa Fria, no município de Campo Maior, veio para consulta e precisou ser internada. “Cheguei chorando, muito nervosa”, disse ela. Mas, também conseguiu relaxar com as atividades realizadas na unidade. São passatempos como pintura e jogos, passeios a pontos turísticos como Parque da Cidadania e Encontro dos Rios e Sessão Pipoca com exibição de filmes.

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera de Teresina foi inaugurada em outubro de 2016 e  recebeu nesses dez meses de funcionamento cerca de 180 hóspedes.  Além de Teresina, em Floriano também conta com uma unidade e na próxima segunda, dia 14, será inaugurada outra Casa, que terá apoio dos profissionais da equipe do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.  

Rede Cegonha
Além da Casa da Gestante, outras ações da Rede Cegonha tiveram grande avanço nos cuidados às mães e bebês, com a abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal(UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonal(UCIN) e ainda Centro de Parto Normal.

Somente em leitos de cuidados especiais, foram 30 novos leitos abertos e que estão em pleno funcionamento, nos municípios de Parnaíba,Teresina(Maternidade) e em Floriano. Mais 10 leitos serão entregues nesta segunda, 14, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, e mais 50 leitos devem ser entregues até 2018, contemplando os municípios de Piripiri, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato e ainda a Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais