Cidadeverde.com

Dia do Estudante: escola suspende aulas após série de arrombamentos

Imprimir
  • a9232386-365f-48b6-94db-bdf71a811a79.jpg Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense
    Salete Rodrigues
  • ce304224-7e96-468c-a5f3-ef45a5d9ca22.jpg Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense
    Salete Rodrigues
  • cad0bdb7-46b4-43e1-9de7-92d9955eeb63.jpg Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense
    Salete Rodrigues
  • c3fc9541-a708-4d70-833c-0a51db661403.jpg Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense
    Salete Rodrigues
  • afc7a9fd-8fee-4161-bde2-ae53707470ef.jpg Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense
    Salete Rodrigues
  • 42d71079-be89-4079-8142-73c8dde509e4.jpg Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense
    Salete Rodrigues
  • 5c10cf9d-d744-4f0d-a5c9-6ccfd853682a.jpg Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense
    Salete Rodrigues

Sexta-feira, 11 de agosto, dia do estudante. Em Teresina, paradoxalmente, o lugar mais frequentado por quem estuda é alvo de ações criminosas que interferem direta ou indiretamente no processo de ensino-aprendizagem. Escolas municipais na zona Norte da Capital constantemente estão sendo invadidas por bandidos e alguns furtos ocorrem em série.

Na Escola Municipal José Nelson de Carvalho, foram mais de 11 invasões neste ano. Em agosto, o furto ocorreu no último dia 07, mesma data da ação criminosa na Escola Municipal Antônio Gayoso, bairro São Joaquim. Ambas situadas na mesma região.

"Este ano registrei mais de 11 BOs. Na última vez, não sabemos como eles tiveram acesso as dependências internas porque o muro tem arame farpado. Eles arrebentaram a janela, entraram na secretaria, levaram um som portátil e uma grade de proteção da sala de aula", relata a diretora Marly da Paz. 

Ela ressalta que, até mesmo quando não ocorre o furto, fica o rastro da destruição. 

"Quando não levam nada, acabam destruindo algo, quebrando uma fechadura. A gente fica preocupada e insegura sem saber  o que pode ocorrer", lamenta a diretora. Ela acrescenta que a violência nas imediações da escola também preocupa. "Existe aluna que pediu transferência porque foi assaltada", disse. 

Ironicamente, os arrombamentos na Escola Municipal Antônio Gayoso ainda são 'facilmente' contabilizados. Os crimes ocorreram nos dias 29 de julho, 07 e 10 de agosto. Nas três ações foram levados 22 ventiladores de parede. 

"Na nossa escola, os crimes ocorreram em um pequeno intervalo de tempo. Eles sempre agem de madrugada e geralmente entram pelo teto. Ficamos sem poder fazer nada", disse Joaquim Filho, diretor da Escola Municipal Antônio Gayoso.

Já na madrugada de hoje, em pleno dia do estudante, as aulas foram suspensas na Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense, no bairro Mafrense. Bandidos invadiram a insituição pelo teto e promoveram um verdadeiro arrastão. A escola possui alarme que foi desativado pelos criminosos. 

"Levaram data show, DVD, cinco ventiladores de parede. Além disso, arrombaram a porta de uma das salas e reviraram o armário de professores. Eles entraram e saíram pelo teto e deixaram muita bagunça. A escola tem alarme, mas eles cortaram. A empresa responsável pela segurança das escolas municipais acionada às 2h50, mas deixaram um comunicado dizendo que a situação era de normalidade. Não sei como?", disse Abigail Sousa que contabiliza cinco arrombamentos na unidade de ensino em um ano. 

Para minimizar a criminalidade, os diretores entrevistados pelo Cidadeverde.com acreditam em investimentos em políticas públicas e não somente o reforço no policiamento ostensivo. As escolas municipais de Teresina não contam com vigias noturnos.

O titular do 7º Distrito Policial, delegado Marcelo Dias, informou que os casos estão sendo investigados. 

Semec

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) destacou que as unidades de ensino são vítimas da crescente violência em Teresina. Para tentar coibir os arrombamentos, a secretaria mantém cercas e alarmes nas escolas, além de ter reforço do policiamento, mas já são quase 500 registros de assaltos em escolas da rede municipal nos últimos quatro anos. A Semec afirma, ainda, que está repondo o material e realizando os reparos para garantir a continuidade das aulas.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais