Cidadeverde.com

Asteroide passará "raspando" pela Terra em outubro

Imprimir

Um asteroide do tamanho de uma casa vai passar próximo ao planeta Terra no próximo dia 12 de outubro, disseram astrônomos nesta quinta-feira (10).

Batizado de TC4, o asteroide passará a uma distância de 44 mil quilômetros do planeta, o que corresponde a um oitavo da distância entre a Terra e a Lua, informou a Agência espacial Europeia (ESA).

O objeto espacial já passou pela Terra em outubro de 2012, a uma distância de, aproximadamente, 88 quilômetros, ou seja, o dobro da distância estimada neste ano, e tem cerca de 15 a 30 metros de comprimento.

Segundo os cientistas, este fenômeno já era esperado, mas não sabiam a que distância e data correta. "Não vai atingir a Terra", disse Detlef Koschny, da equipe de pesquisa "Near Earth Objects" ("Objetos perto da Terra") da ESA. "Essa é a coisa mais importante a se dizer", completou.

Os asteroides são corpos rochosos que sobraram da formação do sistema solar, há cerca de 4,5 milhões de anos atrás. Apesar de haver milhões destes objetos espaciais, a maioria encontra-se num cinturão entre as órbitras de Marte e Júpiter.

Qualquer entrada na atmosfera de um asteroide deste tamanho poderia desencadear uma explosão semelhante a que ocorreu em 2013 na cidade de Chelyabinsk, na Rússia. Um asteroide um pouco maior do que o "TC4", com 40 metros de diâmetro, causou o maior impacto na história recente da Terra, quando explodiu sobre Tunguska, na Sibéria, em 1908.

Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais