Cidadeverde.com
Política

Florentino Neto visita terreno onde será construída a nova maternidade de Teresina

Imprimir

Para garantir a assistência em alta complexidade nos cuidados à gestante e ao bebê, a Secretaria de Estado da Saúde deve iniciar nos próximos dias a construção da maternidade de referência estadual materno infantil. Por conta disso, o secretário Florentino Neto visitou nesta sexta, 11, o terreno onde será construída a nova maternidade do Piauí.

As novas instalações da Maternidade vão funcionar no bairro Morada do Sol, na zona Leste da capital, no local que abrigava o Clube de Oficiais da Polícia Militar do Piauí. “O projeto já está licitado e a empresa que vai executar a obra foi contratada, cuja ordem de serviço também está liberada”, afirma Florentino Neto.

Com o valor estimado de R$ 84 milhões, de recursos do Governo do Estado e de emendas dos deputados federais Assis Carvalho e Iracema Portella, o local proporcionará mais benefícios para as gestantes e os bebês. “Estamos nos últimos procedimentos para o início da obra. Após a demolição vamos limpar o terreno e iniciar a construção. A obra tem previsão de ser entregue no período de 24 meses”, disse o secretário.

A nova maternidade terá uma estrutura moderna, com espaço físico mais adequado e capacidade para dobrar o número de atendimento em unidade de tratamento intensivo. Serão 20 unidades de UTI adulta, 30 leitos de UTI neonatal. O local contará, ainda com 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê. Portanto, serão 115 leitos para tratamento intensivo.  “Não temos dúvidas, que esse será um local fundamental para os avanços e melhorias da saúde do Piauí”, ressalta Florentino Neto.

A nova maternidade:
Unidade de Pronto Atendimento
Duas salas de admissão
Seis leitos de observação
Seis consultórios de admissão, sendo dois deles com estrutura para instalação de aparelho de ultrassonografia e cardiotocografia
Unidade/Serviço de Atenção à Mulher Vítima de Violência de Gênero
Unidade de Internação de Alta Complexidade
Dois Centros de Parto Normal - 10 leitos de parto, pós-parto
Enfermarias de Alojamento conjunto (mãe e bebê): 90 leitos
Enfermarias de Gravidez de Alto Risco: 60 leitos
UTI Adulto: 20 leitos
UTI Neonatal: 30 leitos 
Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCO): 45 leitos
Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA): 20 leitos
Centro Cirúrgico Pediátrico/Neonatal: 04 salas
Centro Cirúrgico Obstétrico: 04 Salas
Centro Obstétrico: 06 Salas
Unidade de Medicina Fetal 
Dotada de estrutura para ultrassonografia, cardiotocografia, estrutura cirúrgica básica para procedimentos de baixa complexidade

 

redacao@cidadeverde.com

Imprimir