Cidadeverde.com
Geral

Homens superam obstáculos para garantir fertilidade, diz especialista

Imprimir


Urologista Giuliano Aita

A paternidade é o sonho da maioria dos homens, mas são muitos os obstáculos que podem impedir a procriação. Desde o fator financeiro até os problemas de saúde. Mas a boa notícia é que esses gargalos podem ser superados e tratados adequadamente.

 

O urologista Giuliano Aita, membro do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia, aponta que entre os problemas que podem comprometer a fertilidade masculina está a varicocele.


A varicocele afeta 15% dos homens e prejudica tanto a quantidade quanto a qualidade dos espermatozóides. Ela se caracteriza pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, ocasionando represamento do sangue e varizes.


Giuliano Aita diz, contudo, que existe tratamento para a doença. Ele explica que há três caminhos, sendo o cirúrgico o predominante. "Alertamos para a necessidade de exames regulares com o urologista, pois no caso da varicocele, por exemplo, ela é assintomática e silenciosa, embora às vezes possa provocar dor", comenta.


A varicocele em geral atinge o testículo esquerdo (em até 95% dos casos), mas pode estar presente em ambos. Um espermograma mostrará a situação do paciente, a partir de quando se inicia o tratamento.


A fertilidade masculina pode ainda ser ameaçada por infecções genitais, que lesam o sistema reprodutor masculino. "Temos ainda a criptorquidia, uma doença congênita caracterizada pela descida incompleta dos  testículos ao escroto", elenca o médico, lembrando que a correção pode ser feita por meio de cirurgia.


Giuliano Aita frisa que após 12 meses de relações sexuais regulares, sem uso de preservativo ou anticoncepcional, o casal que pretende engravidar deve procurar ajuda, pois a infertilidade é provável. O sonho de ser pai, às vezes, precisa da ajudinha da medicina. Aliás, da grande ajuda da medicina.

Imprimir